Seminário de avaliação: 103 pesquisadores apresentam resultados de pesquisas


Pesquisadores apoiados por programas mantidos em parceria entre a Fapeam e o CNPq iniciaram suas apresentações orais e em painéis na manhã desta quarta-feira, na Fiocruz, Manaus (AM)

Começou na manhã desta quarta-feira (25), o Seminário de Avaliação de Programas e Mostra Interdisciplinar de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que segue até o dia 27 de março, no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), em Manaus (AM).

Estão sendo apresentados e avaliados resultados de 103 pesquisas que receberam investimentos de R$ 13,9 milhões de 2003 a 2009, por meio dos programas de Apoio a Núcleos de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação (Pronex); Primeiros Projetos – Seleção Pública de Projetos de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores (PPP), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr); e o de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) – Amazonas.

Para a diretora técnico-científica da Fapeam, Elisabete Brocki, é importante ressaltar que não estão sendo apresentados somente os resultados de pesquisas, mas desdobramentos e benefícios obtidos a partir destas. “Pedimos aos pesquisadores que apresentassem produtos e processos obtidos a partir dos trabalhos”, explica. 

Carlos Alberto Pitalluga Niederauer, coordenador geral de Cooperação Nacional do CNPq, acompanhou a primeira jornada de atividades. “Fiquei muito impressionado com as pesquisas em saúde indígena. O que considero mais interessante é que essas pesquisas visam o futuro e atende às expectativas das populações locais”, ressaltou ele.

A pesquisadora e bolsista DCR com pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adalena Vieira, doutora em Engenharia Química, participa do evento para apresentar os resultados de estudos realizados no Núcleo Interdisciplinar de Gestão Tecnológica de Materiais e Processos (Nutec). Ela ressalta a importância do apoio que recebeu ao retornar do doutorado. “A Fapeam facilita a vida dos pesquisadores que voltam dos seus doutorados e precisam se integrar aos núcleos de pesquisa locais”.

Durante o seminário, os projetos serão avaliados por 10 consultores  ad hoc de instituições de ensino e pesquisa de outros Estados, e outros 12 de instituições locais.
 
 

Michelle Portela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *