Membros Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação são empossados


WhatsApp Image 2024-11-05 at 15.49.11 (2)

Tomaram posse nesta terça-feira (05/11), os 13 novos conselheiros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti). A cerimônia de posse, presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, ao tomar posse como membro do Conecti,  afirmou sobre a importância do Conselho na formação de recursos e fortalecimento das instituições Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas.

“O Conselho tem esse papel de agregar instituições e fazer com que cada uma, na sua área de competência, possa contribuir para fortalecer a política pública de CT&I. Essa articulação é fundamental. A Fapeam tem parcerias com todas as universidades em âmbito estadual, mas também regional, nacional e internacional, o que facilita o trabalho colaborativo entre os pesquisadores do Amazonas e os de outros lugares, ampliando o conhecimento sobre nossa região”, explicou.

Para o secretário Serafim Corrêa, a participação da Fapeam na reativação do Conecti é fundamental para o progresso e importante para o desenvolvimento social e econômico.

“A reativação do Conecti, com a posse dos Conselheiros, tem a missão superior de dirigir a ciência, tecnologia e inovação. É um momento de recomeço, de retomada, quando todos têm consciência de que sem a CT&I, não iremos a lugar algum. Tanto que a Fapeam está entre as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps), que mais investem proporcionalmente no Brasil inteiro, comandada pela professora Márcia Perales, que é alguém ligada à CT&I”, comentou.

WhatsApp Image 2024-11-05 at 15.49.12

Antes do encerramento da posse dos conselheiros e leitura da ata, a diretora-presidente da Fapeam destacou sobre o investimento do Governo do Amazonas em CT&I e adiantou que, em breve, serão lançados novos editais.

“A Fapeam tem em torno de 15 editais abertos, alguns são internacionais, outros nacionais, e nós deveremos lançar agora no final de novembro mais dois editais muito importantes, um é o Tecnova III e o outro é o edital do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). São valores bem expressivos, em torno de R$ 20 milhões em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com o Ministério da Saúde, e isso é muito importante para os pesquisadores amazonenses”, finalizou.

E complementou ainda que, desde 2019, houve um orçamento crescente no estado de Amazonas para a área de CT&I, por uma decisão do Governador Wilson Miranda Lima, que reposicionou essa área como estratégica para desenvolvimento social, ambiental e econômico do Amazonas.

WhatsApp Image 2024-11-05 at 15.49.13

Conecti

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti) está previsto na Lei nº 5.605, de 16 de setembro de 2021. Ele é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Sedecti e tem por finalidade propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo junto à sociedade civil organizada para colaborar com o desenvolvimento e o fomento das atividades de CT&I no estado.

Por: Ana Kelly Franco/ Decon Fapeam

Fotos: Mateus Santos/ Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *