Programa de Bolsa-Auxílio Mulheres na Ciência
A L’Oréal Brasil, em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), da Unesco, vão financiar até sete projetos de pesquisa com sete bolsas-auxílio no valor de US$ 20.000,00 (vinte mil dólares) cada
As pesquisadoras do Amazonas poderão concorrer ao Programa de Bolsa-Auxílio (grant) 2009, o “Mulheres na Ciência”, que visa apoiar projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos no período de um ano, exclusivamente por pesquisadoras brasileiras em instituições nacionais. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), são apoiadores do projeto.
As inscrições podem ser feitas desde 08 de março a 08 de maio de 2009. O resultado está previsto para ser divulgado até 08 de agosto. Mais informações, além do regulamento do programa, podem ser obtidas no site: http://www.abc.org.br/loreal
As pesquisadoras interessadas irão concorrer a sete bolsas-auxílio no valor de US$ 20.000,00 (vinte mil dólares), cada, convertidas em real, correspondente a um período de 12 meses. Para se inscrever, as pesquisadoras precisam ser doutoras em pelo menos uma das seguintes áreas: Ciências Físicas, Ciências Biomédicas, Biologia, Saúde, Ciências Matemáticas ou Química.
A ACB será responsável pela administração do programa e pela seleção das pesquisadoras. Para isso, será constituído um júri independente de alta competência e reconhecimento internacional que analisará a qualidade científica do projeto de pesquisa. Ele será composto por oito pesquisadores, um representante da UNESCO, um da L’oreal e será presidido por um membro da diretoria da Academia.
Quem pode participar?
A bolsa-auxílio grant quer apoiar mulheres que tenham concluído o doutorado a partir de janeiro de 2005 e realizem pesquisas em instituições brasileiras.
Para concorrer, precisam ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes e enviar, pelo próprio site da ABC, a documentação referida no Formulário de Inscrição eletrônico, disponível no portal, entre elas: projeto de pesquisa; importância prática e teórica do estudo; declaração de concordância da instituição na qual o projeto será desenvolvido.
As inscrições poderão ser enviadas eletronicamente até a data limite. Porém, uma via do Formulário de Inscrições preenchido e assinado pela candidata deverá ser encaminha, via Correio, pela candidata, para a ABC, rua Anfilófio de Carvalho, 29, terceiro andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ), CEP 20030-060, aos cuidados da Sra. Hermínia Ferreira.
Agência Fapeam