Fapeam planeja abrir edital para pós-doutorado em parceria com a França
Proposta recém avaliada identifica França como país sede para receber alunos via intercâmbio com instituições amazonenses
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estuda abrir edital até o fim deste ano para selecionar candidatos do Amazonas interessados em fazer pós-doutorado. A oportunidade deverá atrair pesquisadores e professores vinculados a instituições estaduais renomadas, tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre outras.
Segundo o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, a parceria começou a ser discutida a partir da assinatura de um termo de compromisso, na semana passada, em Cuiabá, por parte do adido científico da Embaixada da França, Jean-Pierre Courtiat.
“Após a reunião do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), foi firmado o compromisso. Agora, dependerá de cada Estado ou cada FAP organizar seus editais”, afirmou Sena.
De acordo com Sena, a discussão sobre a possibilidade de se desenvolver um programa para pós-doutoramento via parceria entre o Amazonas e a França está sendo amadurecida aos poucos. “Isso é algo a ser feito com muita prudência e responsabilidade”, enfatizou Sena, destacando que o feito será mais uma das ações que a Fapeam planeja concretizar em 2009.
“A Embaixada gostaria muito de associar de maneira estreita as Fundações de Amparo à Pesquisa à coordenação de vários projetos no Ano da França no Brasil, que se realizará de 21 de abril a 15 de novembro de 2009”, descreve Courtiat, em comunicado oficial às FAPs, disponibilizando-se a agilizar ações conjuntas no contexto de estudos e pesquisas.
O adido, segundo dados disponibilizados pelo Confap, mostra-se interessado em estreitar laços com o Brasil e ajudar no fomento ao desenvolvimento regional do bioma amazônico.
Formalizações
No protocolo de intenções enviado a diretores de FAPs que participaram da reunião em Cuiabá, na primeira quinzena de março, o adido científico registra, ainda, ao menos duas ações científicas que estão confirmadas para acontecerem este ano, em outubro, em Manaus. Ambas são fruto da parceria entre o Estado e os franceses.
Uma delas, organizada pela UEA, será um encontro de dois dias na capital amazonense, entre alunos dos liceus franceses do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília) e três colégios da cidade de Manaus. Outra, coordenada localmente pelo Inpa, consistirá no 2º Colóquio de Biologia de Populações sobre Povos Amazônicos e Piscicultura.
Uma terceira atividade — ainda em organização — é a 3ª Reunião Científica do Observatório Hybam Sobre os Rios Amazônicos. Trata-se de um encontro para a obtenção de dados regulares sobre os fluxos hídricos, sedimentares e geoquímicos em 20 estações de pesquisa, entre o Piemonte andino e o Atlântico. A ação conta, da mesma maneira, com o apoio da parceria Amazonas/França.
Renan Albuquerque – Agência Fapeam