SBPC/Tabatinga: Tudo pronto para começar o maior evento científico do Estado
Os dirigentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Sistema de Ciência e Tecnologia do Amazonas realizaram ontem (17) as primeiras atividades da Reunião Regional da SBPC em Tabatinga
Na manhã de ontem (17), o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, o tesoureiro da entidade, professor José Raimundo Braga Coelho, o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas, a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Rogelio Casado, fizeram uma série de visitas institucionais e aos locais do evento, como o Ginásio GM-3, onde será realizada a abertura, e uma visita de cortesia ao prefeito de Tabatinga, Saul Benergui. À tarde, acompanhados da diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Elisabete Brocki, concederam entrevista, ao vivo, a radio Nacional do Alto Solimões sobre a importância do evento.
Para o prefeito de Tabatinga, Saul Benergui, a reunião é uma oportunidade para a comunidade científica discutir os problemas da região. “A tríplice fronteira está de braços abertos para a ciência”, disse. Sobre o início de sua gestão à frente do município, afirmou estar preparado para o desafio e, ainda, pretende solidificar a relação de parceria com a UEA na busca de projetos de interesse da comunidade. “A UEA é uma referência para o município”, definiu.
Dizendo-se um admirador do projeto da UEA e de seu papel para as comunidades interioranas, o presidente da SBPC reforçou a escolha de Tabatinga como uma opção estratégica, pois considera a região de extrema importância para o desenvolvimento do país. “Precisamos manter esse vínculo”, reforçou. O foco da reunião também é a juventude, disse Raupp, citando a participação confirmada até o início da tarde de ontem de mais de 2,8 mil inscritos no evento e cerca de 2 mil estudantes da rede pública na SBPC Mirim, que será realizada de 18 a 20.
O presidente da SBPC disse, ainda, que, a partir do que os dirigentes já presenciaram sobre a participação das instituições regionais e locais na organização do evento, “a expectativa é a mais positiva possível”. Depois de conhecer quatro escolas estaduais e a sede do Centro de Educação tecnológica do Amazonas (Cetam), Raupp se disse impressionado. “Já tínhamos conhecimento de como o governo do Amazonas vinha implementando um sistema integrado de C&T junto às políticas educacionais – superior e tecnológica. Mas foi uma surpresa positiva conhecer o sistema de planejamento, avaliação e premiação das escolas estaduais em relação às metas e objetivos do sistema educacional. É um exemplo para o Brasil", resumiu.
Sobre a participação da UEA em projetos com foco no desenvolvimento local, a reitora Marilene Corrêa assegurou ao prefeito que a instituição não medirá esforços nesse sentido. “Principalmente porque esse é o grande eixo dos programas estruturantes da UEA: o foco no desenvolvimento regional e o apoio aos sistemas produtivos locais", completou. Segundo Corrêa, todas as ações propostas no encontro tem a ver com esse objetivo, tendo como referência as peculiaridades da sociobiodiversidade da região.
Um dos objetivos do evento é que a comunidade científica saia de Tabatinga com um inventário sistematizado acerca das demandas da região. Para Marilene, a reunião vai cumprir também esse papel elucidativo de mostrar às comunidades amazônidas o vínculo da ciência com a realidade local. “E como isso pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”.
Durante a entrevista a Radio Nacional do Alto Solimões, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Aldemir de Oliveira, ressaltou a importância do evento como um marco para a consolidação do sistema de C&T estadual e os ganhos para o país, uma vez que, apesar de ser regional, o encontro reunirá um grande número de pesquisadores e estudantes dos países da fronteira (Peru e Colômbia). Isso sem falar dos participantes nacionais.
Segundo Elisabete Brocki, a ciência e a tecnologia já estão presentes não só em Tabatinga, mas em diversos municípios do Estado, seja por meio do desenvolvimento de pesquisas e projetos ou pela própria presença das Universidades, promovendo a educação. “Por meio da Fapeam, nós temos hoje os nossos cientistas em Tabatinga e no Alto Solimões com dez projetos concluídos e cinco em andamento, todos vão estar aqui sendo apresentados ou discutidos entre seus pares”, ressaltou.
Ontem, às 20h, com a presença do governador Eduardo Braga, aconteceu a abertura oficial do evento com a presença de diversas autoridades, no ginásio do GM-3. Os mini-cursos, mesas-redondas, conferências, entre outras atividades, já tiveram início às 8h desta manhã.
Ulysses Varela – Agência Fapeam
Com informações e Foto da ASCOM/UEA