Confap elege nova diretoria


O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) conta com novo presidente. A entidade será comandada neste ano por Mário Neto Borges, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele foi eleito hoje (5), por unanimidade, em Cuiabá (MT), durante a reunião técnica do Confap. O evento acontece até amanhã (6).
Em entrevista ao Gestão C&T online, Borges destacou que a sua prioridade será em torno da consolidação interna do conselho. "O Confap é muito novo e vários Estados ainda não têm FAP. Nós queremos que todos tenham, os 27 representantes", disse.

 

Nesse sentido, ele apontou a sua segunda meta, que é fazer com que o conselho passe a ter uma importância e um valor cada vez maior para a sociedade brasileira. Em sua opinião, a população precisa entender que o país só será plenamente desenvolvido, inclusive com justiça para todos, na medida em que a ciência, tecnologia e inovação se torne um dos pilares para o desenvolvimento do Brasil.

 

Outra prioridade será articular programas em conjunto entre as FAPs em torno de temas de interesse comum. Borges citou o exemplo da parceria entre a Fapemig e a Fapesp, que fizeram editais conjuntos para apoiar projetos em etanol. "Essa é uma nova modalidade que nós queremos implantar", afirmou. O novo presidente também pretende dar uma dinâmica administrativa para que o Confap possa ser representado em todas as oportunidades onde o tema CT&I esteja em debate no país. 

 

Articulação 

 

Borges ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido por seu antecessor, Odenildo Sena, a frente do Confap. Ele lembrou que Sena assumiu dois mandatos consecutivos e enfrentou muitas dificuldades. No entanto, Borges avaliou que o antigo dirigente soube, com elegância e inteligência, abrir espaço para que o conselho pudesse ter hoje a representatividade que tem: estar em várias comissões nacionais, ser ouvido pelo MCT, pelas agências como CNPq, Capes e Finep. "Esse foi o mais importante trabalho dele. Essa capacidade de articulação e de fazer o Confap presente no cenário nacional", ressaltou. 

 

Minas Gerais

 

Borges lembrou que, neste ano, a Fapemig deverá ter um orçamento de R$ 193 milhões. De acordo com ele, apesar da crise financeira que tem assustado muitos dirigentes, tanto do nível nacional, quanto estaduais, o governador Aécio Neves garantiu publicamente que os recursos da fundação mineira não serão prejudicados. "Ou seja, ele tem dito, desde o início da recuperação da Fapemig, que para Minas Gerais é muito importante que a fundação tenha uma plenitude de trabalho. Ele considera a Fapemig como um instrumento de desenvolvimento", afirmou.  

 

A Fapemig é uma instituição associada à ABIPTI.

Informações sobre as ações do Confap podem ser obtidas no site www.confap.org.br.
   

 Bianca Torreão – Gestão C&T online


Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *