Fapeam lança novo portal para oferecer mais serviços
Novo portal da Fapeam entra no ar com várias mudanças, tudo para facilitar o acesso aos serviços, disponibilizar informações mais consistentes e aumentar a transparência das atividades e ações da instituição
Segundo o diretor presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o portal é hoje o mais importante meio de comunicação da instituição com os seus diversos públicos (sociedade, bolsistas, pesquisadores, estudantes, cientistas, imprensa e outras instituições). “O portal da Fapeam é o maior instrumento de intermediação entre as atividades que executamos e nossa clientela . De certo modo, nosso atendimento personalizado não existe, logo, quanto mais for possível aprimorar o portal, mais nós vamos conseguir melhorar a interlocução com os nossos parceiros e clientes”, enfatiza.
Para o gerente de Tecnologia da Informação da Fapeam, James Azevedo, que é um dos responsáveis pela implantação do novo portal, os internautas vão perceber as diversas mudanças nesse novo canal de comunicação. As melhorias na navegabilidade garantem que o usuário encontre diferentes serviços, como formulários e editais, em um único menu. “Agora o usuário encontrará mais facilmente a informação ou o serviço que procura, pois o novo menu concentra e detalha todas as possibilidades de busca possíveis”, explica.
Quanto ao aspecto da acessibilidade, o portal foi modernizado para oferecer ferramentas de acesso a deficientes visuais e auditivos. “Passamos a atender a uma determinação do governo federal de que todos os órgão públicos disponibilizem ferramentas de acesso aos deficientes visuais e auditivos, que agora poderão aumentar o tamanho das letras ou ouvir determinadas informações”, ressalta James Azevedo.
O processo de implantação começa amanhã, entretanto, durante os próximos 60 dias, haverá um acompanhamento e ajustes para que tudo funcione da melhor forma possível.
“Quanto mais nós conseguirmos ampliar o acesso ao portal, mais nós estaremos contribuindo para a consolidação do Sistema de C&T no Amazonas, pois estaremos estimulando a compreensão das pessoas sobre o que representa a Ciência, Tecnologia e a Inovação na vida de cada um”, finaliza Odenildo Sena.
Novos serviços
Ouvidoria – Esse novo canal direto de comunicação (disponível no menu) vai representar os olhos dos usuários, clientes ou parceiros em potencial. Será o canal de comunicação externa que receberá todas as solicitações (por meio de um ouvidor nomeado especialmente para a função) e as encaminhará aos respectivos setores responsáveis para o atendimento das solicitações se for o caso. Com o novo serviço, Odenildo Sena espera ampliar o retorno da sociedade. “Por meio da ouvidoria, certamente teremos os indicadores dos maiores e menores acertos, satisfação em relação aos serviços que prestamos e, consequentemente, uma melhoria dos nossos processos de trabalho”, revela.
Enquetes – Também com o objetivo de aumentar a interlocução entre a Fapeam e a sociedade, o portal disponibilizará enquetes, semanalmente, por meio das quais os internautas poderão interagir respondendo às questões relevantes sobre a atuação da Fapeam ou sobre assuntos pertinentes e polêmicos a respeito de ciência e tecnologia. A primeira enquete servirá para medir o grau de satisfação dos usuários sobre as mudanças no próprio portal. Após analisados, os resultados serão divulgados e dependendo da questão, poderão ser adotados novos procedimentos para melhorar o desempenho da instituição.
Notícias – Além de dar continuidade ao conceito de Agência de Notícias Fapeam, com a ajuda do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica, num segundo momento, será ampliado o fornecimento de material jornalístico como vídeos e áudios sobre as notícias geradas pela Instituição. “De início nós ampliamos a quantidade de informações com fotos na tela principal do portal e vamos passar a disponibilizar um instrumento mais eficaz de armazenamento e busca por notícias já veiculadas de acordo com as datas. A idéia é que nosso público tenha um entendimento maior sobre as notícias de C&T, assim estaremos cumprindo nosso objetivo e o compromisso de popularizar a ciência”, afirma Odenildo Sena.
Chat – Sistema de conferências on-line, disponível de acordo com a demanda (eventos, reuniões, programas, etc.) em salas criadas especificamente para reunir grupos de interesses, disponíveis somente a membros interessados e por períodos de tempo pré-determinados.
Revista – Disponibilização da Revista Amazonas Faz Ciência em arquivo no formato PDF, possibilitando o acesso e leitura on-line de todo o conteúdo de cada edição. Posteriormente, o usuário poderá ler a revista no próprio site, sem que seja necessário baixar o arquivo (download).