Simpósio discute a importância da leitura


Leitura, muito além de um aprendizado em evento do Flifloresta "Por uma sociedade de leitores", é o que diz o escritor Tenório Telles sobre a importância do Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, programação do Festival Literário Internacional da Floresta (Flifloresta 2008), evento apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que ocorre de 20 a 22 de novembro, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista

O simpósio reúne escritores, pesquisadores e professores para discutir a leitura na escola e a importância do livro para a sociedade. Serão oferecidas dez oficinas, cada uma com duração de três horas, além de palestras, mesas temáticas, debates e lançamento de livros.

Entre as oficinas, destacam-se as de produção de texto, contação de história, adaptação de texto para teatro, roteiro para cinema, mediação de leitura, leitura nas séries iniciais, mediação de leitura e oficina de HQ.

Entre os convidados do Simpósio de Leitura estão os escritores José Eduardo Agualusa, Márcio Souza, Raimundo Carrero, Eduardo Galeno, Fabrício Carpinejar, Astrid Cabral, Geraldo Peçanha, Odenildo Sena, José Braga, Tenório Telles, Sylvia Albernaz Guimarães, Cláudio Fonseca, Élson Farias, Gabriel Albuquerque, Leyla Leong, Marcos Frederico, José Almerindo, Socorro Gomes, Michelle Bissoli, Janilce Negreiros, Renam Freitas Pinto, Sérgio Freire, Antônia Lima, Sônia Peixoto e Suely Barros.

De acordo com Tenório Telles, a expectativa dos organizadores é compartilhar com o público a idéia de que a leitura é uma experiência libertadora, que contribui para o enriquecimento do ser humano. "Mais do que isso: depura e aprimora-lhe a sensibilidade", afirmou.

Para saber mais e se inscrever, acesse: www.flifloresta.com.br.

 

Janaína Karla – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *