Fapeam divulga as diretrizes específicas à Chamada Marie Sklodowska-Curie – Intercâmbio de Pessoal 2025
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) publicou, nesta quarta-feira (02/07), as Diretrizes Específicas para a Chamada de Intercâmbio de Pessoal 2025 das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA Staff Exchanges 2025 Call), realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Comissão Europeia (DG-RTD).
O objetivo é apoiar projetos de mobilidade e pesquisa, de excelência científica, por meio de intercâmbios, parcerias com universidades, institutos de pesquisa, empresas e outros parceiros, envolvendo países da União Europeia e associados ao Horizon Europe. Os projetos incluem aspectos de inovação e são abertos a todas as áreas do conhecimento.
Confira as Diretrizes Específicas da Fapeam no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-marie-sklodowska-curie-intercambio-de-pessoal-staff-exchanges-2025/
Intercâmbio científico
A Chamada Marie Skłodowska-Curie (MSCA), é um programa de Intercâmbio de Pessoal (Staff Exchanges – SE) voltado à promoção da colaboração intersetorial, internacional e interdisciplinar. Viabilizado por meio da mobilidade de profissionais das áreas de pesquisa e inovação, bem como pelo compartilhamento de conhecimentos e ideias, facilitando a transição da pesquisa para o mercado, com o objetivo de impulsionar o avanço científico e fomentar a inovação.
O programa busca criar uma cultura compartilhada de pesquisa e inovação que valorize a criatividade e o empreendedorismo, contribuindo para a transformação de ideias inovadoras em novos produtos, serviços ou processos.
Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam
Arte: Fapeam/Confap