Sistema Integrado de Produção de Alimentos da Embrapa Amazônia Ocidental é mais uma tecnologia apresentada em reunião do CTC/AM
O Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM), coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, na quarta-feira (31/07), o 8º Workshop Interinstitucional e a 11ª Reunião Ordinária. O encontro online contou com a exposição do pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Jony Koji Dairiki, que apresentou o Sisteminha Embrapa – UFU – Fapemig: Sistema Integrado de Produção de Alimentos para garantir a soberania alimentar de comunidades afetadas pela severa estiagem no Amazonas.
O encontro foi comandado pela diretora-presidente da Fapeam e coordenadora do CTC/AM, Márcia Perales Mendes Silva, que, na oportunidade, apresentou aos comitentes o novo diretor técnico-cientifico da Fapeam, professor Hedinaldo Narciso Lima.
O Sisteminha Embrapa – UFU – Fapemig: Sistema Integrado de Produção de Alimentos é um dos projetos aprovados no âmbito da Chamada Pública n.º 001/2024 de Credenciamento de Instituições para Transferência não Onerosa de Tecnologias Voltadas ao Enfrentamento da Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais do Estado do Amazonas.
O objetivo é produzir alimentos de forma integrada para garantir a quantidade de carboidratos e proteínas animal e vegetal, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa tecnologia emprega baixos custos para sua implantação, aproveitando muitas vezes os recursos existentes nas propriedades, podendo ser implantados módulos de criação de peixes (acará-açú, tambaqui e matrinxã), em conjunto com a produção vegetal, produção de húmus, ou outras culturas agrícolas. Colaborou com a apresentação de Jony Koji, o pesquisador Lindomar de Jesus de Sousa Silva, também da Embrapa Amazônia Ocidental
Participaram da reunião virtual, os comitentes Charlis Barroso da Rocha, da Defesa Civil do Amazonas; Luciana Mara Fé Gonçalves, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Mônica de Lima Melo e Melo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES); Francis Wagner Correia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Renata Kelly Salgado da Costa Medeiros, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam); Paulo Cabral Barbosa Júnior, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); Leonardo Jamus Batista, da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Luiz Fernando Souza, da Silva da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); e Alexandre Henrique Freitas Araújo, da Secretaria de Produção Rural (Sepror).
Também participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Sepror e da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).
O Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM) foi criado pelo Decreto nº 49.766, de 5 de julho de 2024. O CTC/AM é um órgão colegiado que reúne especialistas para assessorar o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais.
Por: Decon/Fapeam
Foto: Ayrton Lopes/Fapeam