Fapeam recebe pesquisadores da Regesam para discutir próxima etapa da Rede
A diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (1°/8), pesquisadores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) e da Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) para discutir a proposta da Etapa 2 do projeto Rede de Vigilância e Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam).
A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon e coordenadora da Regesam, Kátia Luz Torres, acompanhada da pesquisadora Valquíria do Carmo Alves Martins (FCecon), e dos pesquisadores do Hemoam, Allyson Costa, e Fabíola Silva Alves Hanna, foram recebidos pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e equipe: Hedinaldo Narciso Lima (diretor técnico-científico), Karen Vilany dos Santos (diretora administrativo-financeira), Ana Cláudia Maquiné Dutra (chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação) e Marlúcia Seixas (chefe do departamento de Difusão do Conhecimento).
Sobre a Fase 1 da Regesam, foram detalhadas algumas conquistas do projeto, como: o primeiro sequenciamento genético do SARS-CoV-2 da região norte do país, sendo uma trabalho crucial em meio a pandemia; a aquisição de equipamentos e estruturação das Fundações alinhadas a Genômica; formação de recursos humanos, totalizando 22 mestres e 10 doutores e a fixação nas fundações; publicação de mais de 90 trabalhos científicos; e realização de exames genéticos e genômicos especializados para os pacientes das instituições.
Para a Fase 2, a Regesam continua com seu objetivo de dar respostas às necessidades e serviços de saúde do Amazonas, melhoria na infraestrutura e modernização do parque tecnológico, até a formação de recursos humanos e novas parcerias.
Durante a reunião, foram sanadas dúvidas referentes a submissão através do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), da Fapeam.
Sobre a Regesam
Além da FCecon e da FHemoam, as instituições de ensino e pesquisa e laboratórios que formam a Regesam são: Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Em seis anos, foram investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam R$ 5,3 milhões na Rede em sequenciadores, outros equipamentos de biologia molecular e servidor de grande porte para o armazenamento de megadados gerados pelas análises.
Além disso, foram investidos recursos para material de consumo, serviços de manutenção e em bolsas para pesquisadores que se integraram à Regesam.
Os pesquisadores receberam as orientações para os trâmites seguintes ao próximo projeto da Regesam.
Por: Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)