Fapeam amplia atuação em P&D


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas deve intensificar o apoio à área de Processo e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é reduzir a distância entre a academia e os setores produtivos do Estado.

 

O lançamento da edição 2008 do Programa de Iniciação Científica, com foco em iniciação tecnológica, será um dos diferenciais da atuação da Fapeam nesse âmbito. "O programa consiste em apoiar, por meio de bolsas, a permanência de profissionais com a ampliação da capacidade tecnológica de empresas e entidades prestadoras de serviços técnico-científicos", esclarece o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena.

 

Outra iniciativa de destaque é o Programa de Incubadoras, cujo principal objetivo é o apoio à criação de novos negócios e o desenvolvimento de produtos e serviços em pequenas e médias empresas.

 

Também devem impulsionar as ações na área de P&D o lançamento da edição 2008 do Programa Amazonas de Apoio a Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (PAPPE/Subvenção), que somente neste ano deverá favorecer investimentos em recursos humanos da ordem de R$ 6 milhões, e do Programa de Inovação Tecnológica (PIT), que consiste em apoiar, por meio de auxílio-pesquisa e bolsas, pesquisadores de institutos de tecnologia e/ou instituições de pesquisa públicos e privados interessados em desenvolver projetos de inovação tecnológica em parceria com empresas.

 

Odenildo Sena destaca que o desenvolvimento de pesquisas em empresas se trata de uma prática recente, mas que já apresenta resultados positivos no Amazonas. O secretário de Planejamento do Amazonas e conselheiro da Fapeam, Denis Minev, elogia a atuação da Fapeam nesse sentido e diz que se trata de uma iniciativa de suma importância na medida em que possibilitará vislumbrar novas alternativas econômicas para o futuro do Estado.

 

Lisângela Costa – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *