Balanço financeiro 2005 aprovado, transparência elogiada
Durante a primeira reunião do Conselho Superior da Fapeam, na sexta-feira, os conselheiros também aprovaram, sem voto contra, o balanço orçamentário-financeiro do ano de 2005, realizado por um Conselho Externo nomeado pelo governador Eduardo Braga. O secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Denis Minev, membro conselheiro, fez questão de destacar a transparência que marca esse processo.
“Quero dar os parabéns aos gestores e funcionários da Fundação por submeter essas contas a uma auditagem externa. Eu observei dados bem analisados e percebi, pelo relatório da Gerência Financeira, que os ajustes pedidos foram todos sanados. Isso serve de exemplo a outros órgãos do governo estadual”, disse.
O diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, salientou que a transparência das ações é fundamental para que o trabalho e a própria fundação sejam respeitados não apenas pela comunidade científica, mas pela sociedade como um todo.
“É nosso dever fazer com que as pessoas saibam o que estamos fazendo, como estamos fazendo e para quem estamos fazendo. É isso que dá credibilidade às ações da Fapeam no Amazonas e no Brasil”, afirmou.
Denis Minev observou que essa “prestação de contas” à sociedade, por parte da Fapeam, pode ser feita também por meio da imprensa. “Sugiro que os jornalistas sejam convidados para a próxima reunião do Conselho Superior, de modo que as ações da Fapeam sejam mais amplamente divulgadas”. Ao retomar a palavra, Odenildo Sena disse que a sugestão do conselheiro seria acatada.
Colaboração: Ana Paula Freire