4ª Mostra Científica Uninorte reúne comunidade
Comitê Científico avalia pesquisa científica realizada por alunos dos cursos de graduação em evento aberto ao público
O Centro Universitário do Norte (Uninorte) realiza nos próximos dias 20 e 21 de outubro, de 18h30 às 22h30, a 4º Mostra Científica, no auditório da Unidade I, localizada na rua Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus. Coordenado pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento tem como objetivo apresentar para a comunidade os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo de oito meses pelo Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic) da instituição.
Nesta edição, a programação será aberta à comunidade, e, por isso, a estimativa é de que o público presente nesta edição seja de 600 pessoas, o que representa o dobro do número de participantes no ano passado. "A expectativa é de que haja realmente um bom comparecimento nesta edição e de que as apresentações sirvam de incentivo para despertar o interesse de outros estudantes na iniciação científica", explicou a coordenadora do Núcleo de Pesquisa Strictu Sensu, Ligia Fonseca Heyer.
A programação será composta por apresentações orais e exposições de banners dos doze projetos para o Comitê Científico, composto por profissionais, pesquisadores do Uninorte e de instituições convidadas. "Percebemos que houve um maior envolvimento dos acadêmicos com a ciência e um grande interesse dos bolsistas na organização desta mostra", declarou Ligia, que é doutora em Geografia Física pela Universidade do Estado de São Paulo (USP), ressaltando que outra novidade para esta edição será a entrega, durante o evento, dos anais com o resumo dos trabalhos.
Financiado com recursos próprios da Uninorte, de acordo com Lígia, o programa concede bolsas no valor de um salário mínimo por acadêmico, no período de oito meses. "O objetivo do Probic é estimular e apoiar a pesquisa no âmbito da instituição e a política de formação de pessoal para a atividade de pesquisa".
A coordenadora explicou ainda que os temas dos projetos do Probic estão alinhados aos Núcleos de Iniciação à Pesquisa (NIPs), abrangendo as áreas das Ciências Sociais aplicadas, Ciências Humanas e Lingüísticas, Ciências Exatas e Terra, Ciências Biológicas e da Terra.
Programação
No primeiro dia da mostra, segunda-feira (20), às 18h30, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Aldemir, profere uma palestra sobre a importância da pesquisa na graduação e em seguida, iniciam as apresentações dos projetos relacionados ao Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde.
Na terça-feira, 21, às 18h30, o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, participa de palestra para os participantes do evento. Após essa apresentação, é a vez dos bolsistas dos Núcleos de Ciências Sociais e Aplicadas e de Ciências Humanas e Lingüísticas apresentarem seus trabalhos.
Seleção do Probic 2009
O processo de seleção para o Probic 2009 já iniciou e vai até o próximo dia 20 de outubro. A principal novidade desta edição é de que todos os projetos deverão ser realizados na Estação Experimental do Rio Urubu, localizado em Itacoatiara, a 170 quilômetros de Manaus. "Neste local, os bolsistas que selecionados terão toda estrutura com laboratórios, alojamentos e auditório para o desenvolvimento dos trabalhos. Além do apoio do UniNorte no transporte desses pesquisadores", afirmou Ligia Heyer.
Podem participar do programa apenas professores e alunos de graduação, e alunos de graduação voluntários que estarão vinculados aos programas de mestrado do Uninorte.
Confira a lista de projetos desenvolvidos em 2008:
1. Diagnósticos perspectivas e entraves dos sistemas de gestão ambiental no Pólo Industrial de Manaus (PIM)
2. Avaliação do uso de extrato de extratos vegetais no controle de fungos e bactéria em tambaqui e acará-bandeira, o seu uso na aqüicultura e transporte.
3. Estudo da diversidade de fungos filamentosos, leveduras e bactérias da areia de balneários (praias) na cidade de Manaus.
4. Diversidade, distribuição e dispersão de leacythidaceae em uma área de floresta na região da Vila de Lindóia, Itacoatiara-Amazonas.
5. Isolamento e identificação de bactérias e fungos presentes na microbiota normal de tambaqui (Colossoma macropomum) e acará-bandeira (Ptherophyllum scalare) cultivados em cativeiro, Manaus-AM.
6. Avaliação da postura de crianças em ambiente escolar.
7. Influência de um programa de atividade física no desenvolvimento motor de deficientes mentais.
8. Avaliação do valor nutritivo e fotoquímico de plantas medicinais consumidas in natura na cidade de Manaus.
9. Indicadores de alterações na predição da carga máxima de trabalho em exercícios contra-resistência para membro superior e inferior em indivíduos treinados e não treinados.
10. Estado nutricional e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis de idosos atendidos pelo centro de atendimento integral a melhor idade, CAIMI Dr. André Araújo, zona norte, Manaus.
11. Aquisição de leitura e habilidades fonológicas sob o paradigma da equivalência de estímulos: a mensuração do comportamento percorrente auxiliar como medida de aprendizagem.
12. Soberania Nacional na Amazônia Legal sob a Ótica Constitucional Ambiental Brasileira.
13. Levantamento histórico da incidência de palafitas na cidade de Manaus, com ênfase nos igarapés de Educandos e São Raimundo.
14. Estudo dos contextos urbano e ambiental das palafitas da cidade de Manaus.
Por Cristiane Barbosa – Agência Fapeam