Inscrições de candidaturas às Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam


Podem concorrer pesquisadores e professores com títulos de doutores e vinculados a instituições de ensino e pesquisa com sede ou unidade no Amazonas

Termina nesta sexta-feira (12) o período de inscrições de candidaturas de pesquisadores interessados em concorrer às Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As câmaras são compostas por pesquisadores eleitos dentre os candidatos inscritos e membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior e pesquisa, homologados pelo Conselho Superior da Fapeam.

Para concorrer, de acordo com o edital N. 001/2008 da Comissão Eleitoral da Fapeam, o candidato precisa ser pesquisador vinculado às instituições de ensino superior e pesquisa e apresentar-se como candidato a membro das câmaras, por área do conhecimento, por meio de requerimento, cujo modelo está publicado na página da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br), na sessão Editais. 

No ato da inscrição, o candidato precisa apresentar declaração de que pertence ao quadro permanente de instituição com sede permanente no Amazonas, cópias do RG, título de doutor e do Currículo Lattes atualizado, além de uma foto 3×4.

Estão habilitadas a participar do edital as instituições de ensino superior ou pesquisa, com sede ou unidade permanente no Amazonas, que possuam curso de pós-graduação (stricto sensu), credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) e no Diretório de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os membros da Câmara de Pesquisa não terão vínculo empregatício com a Fapeam, exercendo funções não remuneradas e consideradas, para efeitos legais, prestação de serviço público relevante ao Estado do Amazonas.

Instituições

A Comissão Eleitoral instituída para a eleição às Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, na última sexta-feira (28), as lista das instituições cujos pesquisadores com vínculo empregatício estão aptos a votar no pleito.

Foram aceitas as inscrições de pesquisadores com grau de mestre ou título de doutor apresentadas em relação nominal pelas seguintes instituições:

1)     Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – FMTAM;

2)     Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ;

3)     Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane – FIOCRUZ/AM;

4)     EMBRAPA Amazônia Ocidental;

5)    Centro Universitário Nilton Lins;

6)    Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Amazonas – HEMOAM;

7)    Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET-AM;

8)    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA;

9)    Universidade Federal do Amazonas – UFAM;

10)  Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Pesquisa

A Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa compreende sete subcâmaras, definidas pelas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas, Engenharias; Lingüísticas, Letras e Artes.

Ela é composta por 35 membros, dos quais 28 são pesquisadores eleitos dentre os candidatos inscritos de acordo com o edital e 7  membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior e pesquisa, homologados pelo Conselho Superior da Fapeam.

Pós-graduação

A Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação é composta por 3 subcâmaras, nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Lingüísticas, Letras e Artes. É composta por nove membros, sendo seis pesquisadores eleitos dentre os candidatos inscritos de acordo com o edital e outros três membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior e/ou pesquisa, homologados pelo Conselho Superior da Fapeam.

 
Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *