Pós-Graduação em Clima e Ambiente: Inscrições abertas para mestrado e doutorado


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a informam que estão abertas as inscrições para a terceira turma do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Clima e Ambiente. No total, estão sendo ofertadas 25 vagas, 15 para o mestrado e 10 para o doutorado.

As inscrições para os exames de ingresso estão sendo realizadas na Secretaria do Programa em Clima e Ambiente situada no Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido (CESTU), na Reitoria da UEA, Avenida Djalma Batista, 3578 – Flores, no horário das 09h às 12h. Para o Mestrado, o período de inscrições vai até 9 de janeiro de 2009 e para o Doutorado, até 30 de janeiro.

Aprovado pela CAPES/MEC em novembro de 2006, o programa é o primeiro de Pós-graduação em nível de doutorado, no Brasil, que tem como foco central os estudos avançados das inter-relações da dinâmica dos parâmetros climáticos com os processos ambientais que movimentam o funcionamento ecológico dos biomas amazônicos.

O programa tem como meta central desvendar e compreender o funcionamento das arquiteturas e estruturas mecânicas, dos fluxos de massa e energia e dos serviços ambientais dos biomas amazônicos criando novos elementos para o aperfeiçoamento do planejamento e da formulação de políticas públicas voltadas para: melhor ocupação e usos dos biomas amazônicos; melhoria de qualidade de vida dos povos amazônicos, e, institucionalização de uma política científica e tecnológica comprometida com a questão ambiental voltada aos interesses do Estado brasileiro e do Estado do Amazonas, em especial.

As áreas de concentração são os Ecossistemas amazônicos com foco nos estudos sobre a estrutura e funcionamento dos ecossistemas terrestres e aquáticos da Amazônia; a Física do Clima com foco nos estudos teóricos e empíricos constituintes dos processos físicos-químicos que movimentam as configurações climáticas amazônicas e suas inter-relações com os biomas amazônicos e com as intervenções antrópicas nesta região.

O ‘Clima e Ambiente’ conta com a participação acadêmica e colaboração de pesquisadores de diversas instituições regionais, nacionais e internacionais, com destaque para as regionais como: Museu Goeldi (Pará), Universidade Federal do Pará, SIPAM, UFAM, EMBRAPA e Universidade Federal do Mato Grosso. Nacionais: Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul). E Internacionais: Instituto Wagenigen (Holanda), Universidade Livre de Amsterdam (Holanda); Instituto Max-Planck para Química (Mainz-Alemanha); Instituto Max-Planck para Limminologia (Plöe – Alemanha); Centro de Ecologia e Hidrologia (Oxford – Inglaterra); Universidade da Califórnia (San Diego – USA); Universidade de Tulane (New Orleans – USA), dentre outras.

Fonte: Ascom da UEA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *