Vencedores de concurso estudantil serão conhecidos nesta quinta-feira
O Concurso de Poesia, Desenho e Artigo de Opinião, da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas, reuniu 3.280 trabalhos de estudantes de 14 municípios amazonenses
Os vencedores do Concurso de Poesia, Desenho e Artigo de Opinião da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas serão conhecidos nesta quinta-feira (30), em cerimônia de premiação no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), às 15h, com a participação de alunos, professores e representantes das instituições que apoiaram a iniciativa.
Com o tema “Amazônia: Como foi? Como será?”, o concurso reuniu um total de 3.280 trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio de 14 municípios amazonenses, incluindo Manaus, de rede pública e privada. Os trabalhos foram enviados pelos próprios estudantes à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), no período de maio a setembro deste ano, após divulgação nas escolas feita pela Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Serão premiados os três primeiros lugares em cada uma das modalidades do concurso: Desenho, para estudantes de 5 a 10 anos; Poesia, para estudantes de 11 a 16 anos, e Artigo de Opinião, para estudantes acima de 16 anos. Haverá ainda premiação para Educação Especial, com trabalhos feitos em braile, e para as menções honrosas da disputa. Entre os prêmios, bicicletas, relógios, celulares, máquinas fotográficas digitais e aparelhos de som portáteis doados por empresas.
“Já estamos recebendo ligações de professores e alunos ansiosos pelo resultado. A expectativa é grande, especialmente no interior, onde, pela primeira vez, alcançamos um número expressivo de municípios”, disse Anete Jeane Marques Ferreira, organizadora do concurso pela Sect.
Os ganhadores foram escolhidos por um júri composto por professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). De acordo com Anete, a proposta dos organizadores agora é reunir os trabalhos premiados em uma publicação.
A iniciativa integrou a programação da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada no Amazonas pela Sect, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Petrobras e Sebrae. O evento envolveu estudantes de Manaus, Borba, Tefé, Amaturá, Humaitá, Maués, Caramari, Parintins, Novo Airão, Barcelos, Coapiranga, Presidente Figueiredo, Manacapuru e São Paulo de Olivença, de escolas estaduais e municipais, da rede pública e privada.
Mirna Feitoza – Agência Fapeam