Fapeam realiza reunião com membros das Câmaras de Assessoramento Científico
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promoveu, nesta sexta-feira (26/9), no Auditório Tauató, localizado na sede da instituição, uma reunião com integrantes das Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação.
Na ocasião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, fez a abertura do evento e apresentou aos pesquisadores integrantes das Câmaras, o novo diretor técnico-científico da Fapeam, professor Dr. Hedinaldo Narciso Lima.
Em seguida, ela apresentou um balanço da Fundação com os dados e conquistas alcançados de 2019 a 2025, incluindo o número de editais lançados e de projetos contratados, investimentos por linha de ação, os diferentes programas fomentados e as ações de popularização da ciência, bem como ressaltou a importância das parcerias regionais, nacionais e internacionais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Amazonas.
“A partir de 2019, o Governo do Amazonas reposicionou a CT&I como área estratégica e prioritária para o desenvolvimento ambiental, econômico e social do Amazonas. Com investimentos constantes, muitos avanços foram alcançados no apoio à formação de recursos humanos altamente qualificados e na oferta de chamadas públicas. Nos últimos 7 anos, 184 chamadas públicas foram lançadas, dessas 86 inéditas”, destacou Márcia Perales.
Dentre os pontos de pauta, foram abordados a Resolução Posgrad 2026/2027 e o Dia Estadual do Pesquisador Científico. O diretor técnico-científico da Fapeam destacou a importância da reunião para a construção da próxima resolução do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).
“As contribuições, neste momento, já foram muito significativas, mas a gente já deixou agendada uma próxima reunião, para que se possa aprofundar essa discussão e fazer contribuições definitivas para a nova resolução do Posgrad 2026-2027. Esperamos que possamos avançar. Essas Câmaras têm um papel importante de assessorar a Fapeam nessas sugestões”, comentou Hedinaldo Lima.
Câmaras de Assessoramento Científico
As Câmaras de Assessoramento Científico (Pesquisa e Pós-graduação) da Fapeam têm por finalidade apoiar a Fundação na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos; na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados; e assessorar a Fundação quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Por: Kevin Moraes/Decon Fapeam
Fotos: Ayrton Lopes/Fapeam