Mostra do Pibic Jr. da Fucapi tem saldo positivo
O projeto foi apresentado na noite desta segunda-feira (02) a representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante a Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.), do Centro Educacional Fucapi. Na ocasião, além do controlador de antena, foram apresentados dois outros projetos: Testador de Componentes e Biblioteca Virtual. O primeiro consiste no desenvolvimento de testadores genéricos para diversos tipos de componentes eletrônicos, enquanto a Biblioteca Virtual foi planejada com o intuito de se tornar uma ferramenta de apoio à pesquisa via internet.
As pesquisas foram executadas no período de 2007/2008 e contam com a participação de 14 bolsistas. A chefa do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), da Fapeam, Nelise Galvão, avaliou positivamente a iniciativa dos projetos. "A Fucapi está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo", declarou. Segundo ela, é gratificante constatar os benefícios trazidos pelo programa para a instituição e, principalmente, para os alunos.
O coordenador administrativo do Pibic Jr. da instituição, Dirceu Luiz, destaca que a Fucapi é uma instituição especializada em pesquisa e tecnologia e que o programa funciona como uma complementação à formação dos alunos em sala de aula. "A parceria com a Fapeam está possibilitando fazer efetivamente iniciação científica", ressalta. De acordo com ele, além de contribuir com a formação, o programa está servindo para "abrir as portas" do mercado de trabalho. "Os alunos que participam do programa, pela experiência adquirida, tornam-se mais atrativos para o mercado de trabalho", afirma o coordenador, ressaltando que a própria Fucapi já absorveu vários alunos de edições anteriores do programa em seu quadro funcional.
Trabalho em equipe
Pedro Afonso Costa, um dos bolsistas do projeto "Controlador de Antena", destaca que a experiência do Pibic Jr. é de grande importância para a qualificação profissional e está contribuindo com a valorização da cultura do trabalho em equipe. "Projetamos todas as etapas do projeto juntos, visando um objetivo comum e isso faz com que passemos a dar mais valor ao trabalho em equipe", frisa.
Para o professor Edvaldo Pereira, que atua como coordenador do referido projeto, essa valorização da cultura do "fazer em conjunto" ultrapassa os limites da sala de aula e passa a ser empregada pelos alunos em seu cotidiano, tornando-se, também, um importante diferencial no mercado de trabalho.
Lisângela Costa – Agência Fapeam