MCT discute ampliação de cooperação com países sul-americanos


Identificar excelências na área de pesquisa acadêmica e interesses comuns aos países sul-americanos na área de ciência e tecnologia. Com essa pauta principal, representantes de países sul-americanos, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Sistema de Tecnologia do Estado do Amazonas discutiram nesta segunda, dia 7, na Sala dos Conselhos da UEA, estratégias para ampliar a cooperação entre países da América do Sul e o Brasil, uma das metas do Conselho Científico Consultivo sobre Assuntos de Cooperação Internacional do MCT.

foto_fapeam_419

Participaram da reunião o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, José Monserrat Filho; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena; a reitora da UEA, Marilene Corrêa da Silva Freitas.

Estiveram presentes, ainda, o cônsul geral do Peru em Manaus, Ruben Juan Blotte Fchallet-Orregio; a cônsul geral da Venezuela em Manaus, Rosa Linda Madrid, e o representante do cônsul honorário do Chile em Manaus, Enrique Teodoro Vargas.

O próximo passo será uma agenda de reuniões nos países vizinhos para a definição de uma planejamento comum e identificação de pontos de interesse para o desenvolvimento de parcerias. José Monserrat Filho, membro do Conselho Científico Consultivo sobre Assuntos de Cooperação Internacional do MCT, disse que a idéia é agregar esforços às forças locais. “Criar grupos de pesquisa para criar uma tradição de cooperação”, definiu.

Ao citar a atuação da UEA por meio de seu campus avançado em Tabatinga, a reitora Marilene Corrêa lembrou que essa cooperação já é uma agenda prática. “Ela já é concreta por meio do contato diário de nossos alunos e pesquisadores na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia”. Segundo a reitora, o desafio é juntar esforços no sentido de levar para o campo científico a mesma eficácia de acordos já institucionalizados no campo dos negócios.

Nos próximos quaro anos, o MICT investirá R$ 100 milhões em projetos de cooperação internacional nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Pescado, clima e ambiente, lingüística, educação, petróleo e gás, saúde, hidrologia, conhecimento tradicional e propriedade intelectual foram identificados como pontos de interesse comum entre os países, mesmo os que não têm fronteira com o Brasil.

“A UEA já pode contribuir com esse inventário científico, pois já incentiva, por meio de parcerias internacionais, pesquisas na maioria dessas áreas do conhecimento”, informou a reitora Marilene Corrêa, que também pertence ao Conselho Científico Consultivo sobre Assuntos de Cooperação Internacional do MCT.

Parcerias – No âmbito da Universidade do Estado do Amazonas, parcerias com as mais renomadas instituições científicas do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos reforçam o investimento em pesquisa e contribuem para a formação de recursos humanos e o estudo das transformações socioeconômicas e climatológicas da região.
Na área de graduação, a cooperação internacional envolve a Fundacion Sevilla e Nodos, da Espanha. Com a França, Alemanha e EUA, pesquisas avançadas sobre clima e meio ambiente.

Desenvolvido pelo Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido, o Programa de Hidrologia Espacial da Amazônia já conta com cooperação técnica da Agência Francesa Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD). O objetivo é a criação de uma plataforma de observação regional da dinâmica da água em grandes bacias hidrográficas apoiadas em sistemas de gestão integrada e nas tecnologias de altimetria espacial. Também está prevista uma parceria com o Projeto Piatam e o Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap).

Com a Alemanha, a cooperação envolve novas pesquisas relacionadas à troca de gases entre o solo, vegetação e atmosfera, a produção e função dos aerossóis nos acontecimentos climáticos.

Fonte: Ascom da UEA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *