Pós-Graduação do AM ganha reforço com lançamento do RH


O programa prevê a aplicação de R$1.200.000,00 na concessão de bolsas de mestrado e doutorado destinadas a profissionais dos programas Dinter e Minter, da Capes

Profissionais ligados a Programas de Pós-Graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que desenvolvam suas pesquisas no campus de uma outra instituição – que não a coordenadora do Programa – podem concorrer a bolsas de mestrado ou doutorado para finalizar suas pesquisas. É o que garante a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do lançamento do edital do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH– Interinstitucional- Fluxo Contínuo).

O total de um milhão e duzentos mil reais (R$1.200.000,00) será investido na concessão de bolsas de estudo pelo período de até quatro meses, no caso de mestrado, e nove meses, tratando-se de doutorado. Além disso, serão demandados recursos para auxílio com despesas de deslocamento e instalação. A idéia é apoiar os estudantes no desenvolvimento de seus estágios obrigatórios (etapa final do curso) nas Instituições promotoras, que sediam a coordenação acadêmica dos Cursos.

“Nosso objetivo é apoiar turmas de estudantes identificadas como especiais, pois estão ligadas a programas de pós-graduação fruto de convênios entre instituições locais e nacionais. Como por exemplo, os convênios entre a Universidade do Estado de São Paulo [Instituição Conveniada/Promotora] e a Universidade Federal do Amazonas [Instituição Receptora]”, explica Marcelo Vallina, chefe do Departamento de Análise de Projetos da Fapeam. Os profissionais que cursam mestrado, nessas condições, são cobertos pelo Projeto Minter, e os de doutorado, pelo Projeto Dinter, ambos regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A maioria dos estudantes é residente no Amazonas e no momento de realizar o estágio obrigatório eles precisam se deslocar para a sede da Instituição promotora do curso. A proposta do Edital RH – Interinstitucional é dar condições, aos pós-graduandos, para a concretização dessa etapa.
 
Como se trata de um edital de fluxo contínuo, o mesmo terá vigência enquanto existirem recursos financeiros disponíveis.
 
Entre os pré-requisitos para concorrer às bolsas, destacam-se: ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado nos Projetos Minter ou Dinter; afastar-se do Amazonas, para cada período do estágio obrigatório por, no mínimo, um mês; no caso de vínculo empregatício, ser formalmente liberado pela instituição com que mantiver vínculo; e não ter recebido bolsa da Fapeam ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível.

Convênios Institucionais – Ao todo, existem seis Programas de Pós-Graduação, nessas condições, em andamento. Participam dos convênios as seguintes Instituições de Ensino locais: UFAM, UniNilton Lins e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As Instituições conveniadas são: USP de Ribeirão Preto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Acesse aqui o edital na íntegra.

Grace Soares – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *