Fapeam divulga as diretrizes específicas para a chamada internacional BiodivConnect
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta quinta-feira (2/10), as diretrizes específicas complementares à Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2025-2026, que traz o tema “Restauração do funcionamento, integridade e conectividade dos ecossistemas” (BiodivConnect).
A iniciativa é resultado da adesão da Fapeam à parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em cooperação com a Comissão Europeia e a Rede Biodiversa+, no âmbito do programa europeu de pesquisa e inovação Horizon Europe.
O objetivo é apoiar pesquisas que promovam soluções que possam ser integradas às práticas de restauração da natureza para ecossistemas e habitats interconectados e funcionais, com foco na sustentabilidade e na resiliência dos esforços de restauração em diversas escalas, desde locais até globais, incluindo sua avaliação.
As propostas de projeto podem abordar um ou mais dos seguintes tópicos da Chamada BiodivConnect:
- Tópico 1: Definição de metas de restauração e medição do sucesso;
- Tópico 2: Transferibilidade e escala dos esforços de restauração da natureza;
- Tópico 3: Resiliência e sustentabilidade dos esforços de restauração.
A Fapeam estima apoiar até 02 propostas, conforme a ordem de classificação recomendada. Os projetos aprovados no âmbito da Chamada BiodivConnect terão prazo de vigência de 36 meses.
Os pesquisadores interessados em concorrer ao edital devem observar o cumprimento das exigências da chamada pública publicada no link: DIRETRIZES ESPECÍFICAS DA FAPEAM CHAMADA TRANSNACIONAL CONJUNTA BIODIVERSA+ 2025-2026 – “RESTAURAÇÃO DO FUNCIONAMENTO, INTEGRIDADE E CONECTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS” – BIODIVCONNECT “CHAMADA BIODIVCONNECT” – FAPEAM
Por: Emanuelle Lopes/Decon Fapeam