Fapeam e Finep realizam workshop que dialoga com parceiros sobre o Programa Centelha 3
Técnicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que compõem a equipe executora do Programa Centelha 3, promoveram, nesta quinta-feira (09/10), no Auditório Tauató, localizado na sede da instituição, o Workshop regional de parcerias estratégicas, voltado às instituições que firmaram colaborações nas edições anteriores do Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação CERTI.
O encontro ocorreu de forma online e teve como objetivo fortalecer a rede de parceiros institucionais e alinhar estratégias para a execução da nova etapa do programa no Amazonas, que será lançada em breve.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente, em exercício, da Fapeam, Hedinaldo Narciso Lima, que destacou a importância do Programa para o empreendedorismo de base tecnológica, uma das linhas de ação da Fapeam.
“Uma ótima oportunidade para que a gente possa avançar e buscar recursos para desenvolvimento dessas diversas ações. E é bom que a gente tenha parceiros em Itacoatiara, Tabatinga e diversas instituições diferentes, porque as oportunidades serão muitas, com possibilidade de contratar até 47 propostas.”, comentou Hedinaldo Narciso Lima.
Na ocasião, ele ressaltou os investimentos e expetactivas para o lançamento do edital do Programa Centelha 3.
“O Centelha 3 vai ser um edital grande em parceria com a Finep e o CNPq. Com a concessão de bolsas, essa é uma oportunidade muito interessante para que os empreendedores participem. Criar inovação é o que a gente deseja que ocorra por meio dessas propostas”, ressaltou.
Workshop
Durante o workshop, foram abordados o papel estratégico de parceiros para o sucesso do programa, seus benefícios e novidades para a terceira edição, além de exemplificados resultados e cases de sucesso das edições anteriores.
O encontro reforçou o compromisso da Fapeam em promover a integração entre governo, instituições de pesquisa, ensino e empreendedorismo, estimulando o surgimento de novos negócios inovadores e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.
Sobre o Programa Centelha
O programa é uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte técnico para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. No âmbito do programa, um projeto de inovação é uma proposta que visa transformar uma ideia em uma solução nova, seja um produto, serviço, processo ou modelo de negócio, com potencial de aplicação prática, viabilidade de execução e impacto para a sociedade.
Por: Emanuelle Lopes/Decon Fapeam
Foto: Kevin Moraes/Decon Fapeam