Semana de CT já tem local e data pra acontecer em Manaus
Secretaria de Ciência e Tecnologia coordena reunião que define as estratégias iniciais de mobilização do interior do estado e de divulgação do evento entre as Instituições regionais Ação que já faz parte do calendário nacional de eventos e iniciativas de popularização científica, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já tem data e local para acontecer em Manaus.
A definição aconteceu essa semana, durante reunião da comissão organizadora, presidida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e da qual participaram representantes das Secretarias de Educação (Semed e Seduc) e do Meio Ambiente (SDS), das Universidades Estadual e Federal, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação.
A proximidade com o segundo turno das eleições municipais exigiu, do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT a partir de solicitação da coordenação regional da Semana no Amazonas, a mudança da data do evento, que mobiliza diversos estados do País. Ficou acertado o período de 13 a 17 de outubro. A Estação Ciência, palco da exposição das atividades das Instituições de Ensino e Pesquisa, terá como sede a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.
Entre os pontos debatidos durante a reunião, destaca-se a necessidade de envolver, de fato, estudantes, professores e o público em geral do interior do estado. Para a sensibilização desses atores, a comissão já aceitou o fato de que somente enviando cartazes de divulgação da Semana não é suficiente. Será preciso mais do que isso, e visitas estratégias poderão ser necessárias. Foram levantadas sugestões de organização de uma prévia do evento, na forma de seminários, encontros, ou alternativa que, primeiramente, desperte a atenção das pessoas sobre a temática e, em seguida, anime-as a participar da iniciativa.
Nesse processo, será determinante o envolvimento e empenho da Ufam, UEA e das Secretarias de Educação, devido à capilaridade de suas ações, atingindo muitos municípios do interior.
O tema desse ano é ‘Evolução e Diversidade’. Para cuidar da ambientação e das “atrações” visuais, programadas para compor a decoração da Arena Amadeu Teixeira, a comissão está em fase de negociação com um grupo de artistas de Parintins, conhecidos por dar o tom de espetáculo ao Festival Folclórico do Município.
Na primeira quinzena de junho, a comissão se reunirá com as Instituições locais interessadas em participar da Semana para o início do cadastro das atividades e montagem da programação.
Grace Soares – Agência Fapeam