Em colaboração com a Fapeam, Capes lança Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta segunda-feira (17/11), a Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior. A iniciativa é resultado de um trabalho colaborativo entre a instituição, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e as FAPs, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A solenidade de lançamento aconteceu na sede da Capes, em Brasília. O documento reúne temas considerados estratégicos e prioritários para o investimento na formação de mestres e doutores nos 26 estados do país e no Distrito Federal, bem como a atração de pós-doutores. A iniciativa contribui para a consolidação de uma política nacional destinada à formação de pessoal altamente qualificado.
A Agenda direciona a fixação de mestres, doutores e pós-doutores, aproximando estes profissionais e suas diferentes áreas de atuação das demandas da sociedade. Durante o evento, também foi divulgado o Observatório da Agenda Nacional, que deve monitorar a evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) junto aos temas propostos no documento.
Para o presidente-substituto da Capes, Antônio Gomes, as informações reunidas no documento integram dados e tecnologias, atendendo necessidades regionais e agendas globais, com base científica e reconhecimento internacional.
“Celebrar esse momento de lançamento da Agenda é algo muito importante no Sistema Nacional de Pós-Graduação, porque expande e qualifica o que fomos capazes de fazer até aqui. O país construiu esse ecossistema, que hoje tem quase 5 mil programas de pós-graduação. Um sistema com resiliência e papel estratégico, feito de forma colaborativa em três pilares: planejamento, avaliação e fomento”, concluiu o presidente-substituto da Capes.
Representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) contribuíram para a construção da Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior. Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fapeam, representou a Região Norte, Leonardo Ferraz Xavier (Região Nordeste), Nalvo Franco de Almeida Junior (Região Centro-Oeste), Márcio de Castro Silva Filho (Região Sudeste) e Luiz Márcio Spinosa (Região Sul).
“O lançamento da Agenda Nacional é um marco histórico para a pós-graduação brasileira porque será um importante balizador para as agências de fomento potencializarem seus investimentos e/ou induzirem ações em áreas definidas pelas Oficinas Estaduais que declararam os temas estratégicos para pesquisas em cada unidade da federação. Já a plataforma do Observatório da Pós-graduação possibilitará aos diferentes entes do ecossistema de CT&I um conhecimento mais amplo sobre o que está sendo pesquisado na pós-graduação stricto sensu, e o que ainda precisa ser, para articular de forma mais integrada as pesquisas às necessidades das regiões e do Brasil”, comentou Márcia Perales
Para o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Márcio de Araújo Pereira, a construção da Agenda é um trabalho relevante que traz um levantamento de dados de cada FAP, o que aponta a solidez das fundações de amparo.
Para mais detalhes sobre a Agenda, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/17112025_Livro_digital_Agenda_Nacional.pdf
O evento teve transmissão online, disponível no link: https://www.youtube.com/live/MkeCJot94qg?si=LZWfFHPZdeAymu6Z
Por: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)
Fotos: Divulgação






























