Publicação da UEA aborda ensino de ciências em espaços não formais
29/04/2013 – O livro intitulado “Novas Perspectivas de Ensino de Ciências” é um produto do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais” que reúne cerca de 22 artigos, pesquisas empíricas, bibliográficas e ensaios teóricos de 25 autores.
O livro é organizado pelos professores Augusto Fachín Terán (UEA) e Saulo Seiffert (Universidade Federal do Amazonas) e aconteceu no laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências da Escola Normal Superior (ENS). A publicação é dirigida a todos que atuam na área de Educação em Ciências e enfrentam o desafio de introduzir no universo do ensino o uso de espaços educativos diferentes da escola.
Segundo o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da UEA, Augusto Fachín Terán, o lançamento do livro marca um momento importante do programa. “Poder ver a evolução dos estudantes no mestrado e no grupo de pesquisa que vai completar 10 anos. É também importante para que as pessoas saibam que na Amazônia existem pessoas competentes produzindo ciência”, disse.
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Na avaliação do professor Saulo Seiffert, que também atua na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a publicação contribui para dar respostas e colaborar com professores de escolas públicas e universidades no ensino de ciências. “É necessário trabalhar o ensino dentro de um mundo que reúne produtos tecnológicos e lembrar ainda dos espaços não-formais virtuais. Temos que continuar a pesquisar, colaborar, avançar, criticar e sermos criticados”, afirmou.
As pesquisas levam em conta espaços onde é possível levar o ensino para fora do ambiente escolar. Exemplos são o Bosque da Ciência, Parque Municipal do Mindu e Jardim Botânico de Manaus. “Nasceu essa ideia de trabalharmos nesses ambientes e a importância deles para o ensino de ciências em Manaus. Temos interagido com a sociedade científica para a socialização da informação, porque a informação não pode ficar escondida e isso também dá visibilidade para nossa Universidade e para nossa história”, concluiu Terán.
CONTRIBUIÇÕES
O evento de lançamento reuniu, além dos organizadores e autores, o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação (Propes), Jair Maia, a diretora da Escola Normal Superior, Eglê Wanzeler e a diretora da Editora Universitária da UEA, Lorena Nobre. Segundo Lorena, o livro fornece novas perspectivas e caminhos para estudantes e professores para o ensino universitário.
Ela também destacou a contribuição da Universidade às publicações. “Destaca-se a criação da Editora Universitária, ainda em 2011, pelo então reitor José Aldemir entre os primeiros passos para a consolidação dessas obras”, disse. De acordo com ela, a Editora da UEA já coordenou a publicação de 12 obras e 2 volumes, com parceiros como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
SINOPSE
A obra é produto direto do trabalho do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais", que integra uma das linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da UEA.
Por Vanessa Brito/Asscom da UEA