Cooperação técnico-científica analisa água de Manacapuru


Formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O), sinônimo de grande importância em nossa vida, a água representa cerca de 70% do corpo humano e é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Mas até que ponto está sendo bem tratada a água nossa de cada dia?

Atualmente, a Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos (CPCRH) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolve o projeto “Geoprocessamento aplicado à Análise entre Saúde Pública e Recursos Hídricos no município de Manacapuru (AM)”. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo á Pesquisa no Amazonas (Fapeam) em parceria com Inpa, através do Programa Jovem Cientista Amazônida (JCA), sob a coordenação do pesquisador Márcio Luiz da Silva (CPCRH).

A idealização do Acordo de Cooperação técnico-cientifica surgiu em meados de maio deste ano, oportunidade em que o prefeito de Manacapuru, Washington Luís Regis visitou a CPCRH/Inpa. Na ocasião, foi proposto um Termo de Cooperação Técnico-Científico entre o Inpa e a Prefeitura Municipal de Manacapuru para que informações técnicas fossem geradas sobre as características hidrogeoquímicas (qualidade da água) das águas superficiais e subterrâneas utilizadas para o consumo humano no município.

O projeto foi motivado pelo crescente índice do aumento populacional na última década, servindo como subsídio à gestão dos recursos hídricos, funcionando assim como ferramenta de base, a qual possibilite a complementação de programas de conservação, manejo dos recursos hídricos e o bem-estar social desenvolvido pelas instituições de pesquisa, ensino, órgãos estaduais e municipais, entidades organizadas e sociedade civil.

Com o objetivo principal de analisar a relação entre a saúde pública e o meio hídrico no município de Manacapuru através de técnicas de geoprocessamento, o projeto funcionará até o final de Dezembro desse ano. Na realização do projeto participam pesquisadores e técnicos do Inpa, além de alunos e professores da rede pública de ensino de Manacapuru.

 

Fonte: Ascom do Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *