Fiocruz divulga selecionados para especialização em Jornalismo Científico na Amazônia


26/04/2013 – O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) – Fiocruz Amazônia divulgou nesta quinta-feira, 25, a lista dos 35 profissionais de Comunicação Social selecionados para o curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia. Amanhã, 26, é o prazo para os candidatos que discordarem da seleção ingressarem com recurso. A lista final será divulgada no próximo dia 29, segundo o edital. Confira a lista com os nomes dos contemplados.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O curso é gratuito e será realizado em regime presencial, em Manaus. Com articulação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e execução da Fiocruz Amazônia, a inciativa é um esforço para implementação do jornalismo científico no Estado, segundo o secretário da Secti-AM, Odenildo Sena.

“O curso é voltado para a área de jornalismo científico, em especial saúde e meio ambiente. A Fiocruz oferece essa especialização no Rio de Janeiro e, em parceria, estamos trazendo para Manaus. Isso cumpre uma preocupação da Secretaria e da FAPEAM de formar pessoas para que façam jornalismo científico nas várias instituições e veículos da imprensa. Esses profissionais vão somar esforços aos nossos esforços para que consigamos implementar no estado o jornalismo científico”, destacou o secretário.

Além das questões ambientais e de assuntos relacionados à saúde, a especialização vai preparar profissionais para desempenhar atividades de assessoria de imprensa em instituições de pesquisa.

“É preciso ter gente qualificada para essa área. Fazer jornalismo científico é diferente porque deve-se ter o compromisso com a população de socializar aquilo que a princípio parece inacessível a ela. O jornalista precisa se dedicar e estudar para conseguir em uma lauda, por exemplo, mostrar a importância social daquela pesquisa e fazer isso de forma que qualquer pessoa leia e entenda”, completou Sena.

Seleção

O processos de escolha dos 35 nomes ocorreu em três etapas. Entre os inscritos, 68 passaram por análise de currículo e, desse crivo, 52 passaram para a fase decisiva de entrevista individual. Passado o prazo para recurso, a lista final será divulgada no dia 29 e os aprovados deverão fazer suas matrículas entre os dias 2 e 10 de maio. Os aprovados devem fazer suas matrículas na Secretaria Acadêmica do ILMD / Fiocruz Amazônia, localizado na Rua Teresina, nº 476, Adrianópolis. A aula inaugural está marcada para o dia 3 de junho.

As aulas ocorrerão durante uma semana por mês. De segunda a sexta-feira, as aulas serão no turno noturno, das 18h às 22h30, e no sábado, das 9h às 16h. A carga horária total do curso será de 400 horas/aula.

Esta será a segunda turma da especialização promovida pelo ILMD/Fiocruz Amazônia e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) do Rio de Janeiro.

Fonte: Cleidimar Pedroso – Ciência em Pauta

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *