HEMOAM inaugura laboratório com recursos da Fapeam


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará inaugurando até o início de março um moderno Laboratório de Sorologia. A nova unidade, que conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será especializada no diagnóstico e investigação de doenças transmissíveis pelo sangue.

 
A área a ser inaugurada compreende uma série de unidades. Será constituída pelo laboratório de triagem sorológica de doenças transmissíveis pelo sangue (HIV, Hepatite C, Hepatite B, Doença de Chagas, HTLV, Sífilis); laboratório de testes confirmatórios, onde serão desenvolvidos testes confirmatórios para diagnóstico de doenças transmissíveis pelo sangue e o laboratório de detecção de ácidos nucléicos, que permitirá o desenvolvimento de testes para diagnóstico e pesquisa em nível de biologia molecular das doenças transmissíveis pelo sangue.

 
Também será implantado o laboratório de pesquisas multidisciplinares, que contará com infra-estrutura e equipamentos adequados ao desenvolvimento de diversas pesquisas.

 
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoam, Kátia Torres, a inauguração desse novo espaço permitirá que, no mesmo ambiente, sejam desenvolvidas pesquisas em paralelo com o cumprimento das atividades de rotina da instituição. “Esperamos, dessa forma, ampliar as nossas linhas de pesquisa”, afirma a diretora.

 
A população será a grande beneficiada com a implantação da nova unidade. A expectativa é que a médio prazo o Hemoam possa oferecer testes de conclusão diagnóstica com maior rapidez e precisão, reduzindo o tempo de espera de doadores com sorologia reativa nos testes de triagem.

 
A diretora de Ensino e Pesquisa diz que o Laboratório de Sorologia é a concretização de um projeto idealizado há alguns anos pelo Hemoam e destaca que só foi possível viabilizá-lo com o apoio da Fapeam. “Muito em breve esperamos que os nossos clientes internos (pesquisadores e colaboradores) e externos (população em geral) possam usufruir dos resultados gerados”, diz Kátia Torres.

 
A área física da nova unidade está concluída, restando apenas a realização de serviço de certificação das redes de dados (rede de informática) e voz (telefonia) e a implantação de unidade de descontaminação de ar no laboratório de Biologia Molecular.

 
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas iniciou suas atividades há 25 anos como banco de sangue. Atualmente, é considerada referência nacional na condição de hemocentro especializado em diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas benignas e malignas, destacando-se também como instituição de pesquisa em sua área de atuação.

Lisângela Costa – Agência Fapeam

Foto: divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *