Livro relaciona plantas leguminosas do Brasil


Especialistas apontam que no Brasil há cerca de três mil espécies de leguminosas, sendo que duas mil estão localizadas na Amazônia. O trabalho dos pesquisadores Marlene Freitas da Silva (in memoriam), Luiz Augusto Gomes de Souza e Léa Maria de Medeiros Carreira catalogou quase 1,6 mil das leguminosas encontradas no país. A pesquisa gerou o livro “Nomes populares das leguminosas do Brasil”.

 

A obra dispõe de duas opções de procura, uma pelo nome popular e outra pelo nome científico e inclui as variações ortográficas de cada região, para a espécie pesquisada. 

 

O pesquisador Luiz Augusto Gomes de Souza, da Coordemação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) destaca que o livro servirá de referência para quem trabalha com identificação de espécies vegetais, pois o último levantamento, segundo ele, teria sido feito em 1989, pela taxonomista e também autora do livro, Marlene Freitas.

 

“Além disso, os nomes populares das leguminosas variam de localidade para localidade, devido às dimensões da Amazônia”, completa Souza. Por exemplo, a espécie Aeschynomene rudis é conhecida em Rondônia como bandarra, já no Amazonas ela é chamada de paricá.

 

Ele afirma ainda que o nome popular não oferece segurança nenhuma na identificação das espécies. Cabe aos pesquisadores confirmarem a catalogação dos vegetais nos herbários de cada região. 

 

O livro tem ainda a colaboração de Léa Maria de Medeiros Carreira, do Museu Emilio Goeldi, no Pará. Especialista da área de Morfologia Polínica, ela ficou responsável pelo levantamento das leguminosas no Estado do Pará, no museu e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

           

Leguminosas

As leguminosas fazem parte do grupo de plantas mais importante da Amazônia, em razão da freqüência de espécies, abundância e o seu valor econômico. Elas são utilizadas na indústria madeireira – angelim, sucupira, jacarandá e cumaru, entre outros, e na produção de cosméticos e de óleos essenciais.       

 

Título: "Nomes populares das leguminosas no Brasil"
Autores: Marlene Freitas da Silva (UEA), Luiz Augusto Gomes de Souza (Inpa) e Léa Maria de Medeiros Carreira (Museu Emilio Goeldi / PA)
Editora: Editora da Universidade do Amazonas (Edua) e Setor de Editoriação do Inpa, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Andréia Mayumi – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *