Fapeam oferece bolsas para cursos de especialização na França


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está recebendo propostas para o Programa de Formação Complementar de Profissionais com Atuação na Área de Mineração (Cesmat), realizado na França. Os cursos de especialização são destinados a profissionais de mineração, meio ambiente e áreas afins, com curso de graduação e três anos de experiência profissional.

O Programa Cesmat é fruto de convênio da Fapeam com o Ministério Encarregado da Indústria da República Francesa, por intermédio do Centro de Estudos Superiores de Matérias-Primas (Cesmat). Estão sendo oferecidos sete cursos, em centros de ensino ligados ao Cesmat, em quatro cidades francesas.

Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, o programa é estratégico para o Amazonas, por conta da potencialidade, inexplorada, da mineração na região amazônica. “O propósito é formar profissionais para que essa gente, ao voltar da França, se envolva em atividades de mineração no Estado”, disse Sena.

Os cursos são: Exploração e Valorização de Recursos Minerais, destinado a profissionais das Ciências da Terra, com opções de exploração e geologia de mina e beneficiamento de minérios; Tratamento das Evoluções e Mudanças Industriais, dirigido a engenheiros e a empresários da indústria extrativa mineral; Geoestatística, destinado a engenheiros da indústria mineral e geólogos; Exploração de Pedreiras e Minas a céu aberto; Projetos Minerais, destinado a geólogos, engenheiros da indústria mineral e empresários do setor; Segurança e Meio Ambiente mineiro; e Administração Pública de Minas.

Serão concedidas até cinco bolsas. Os contemplados receberão da Fapeam bolsa de capacitação no exterior, pelo período de até 12 meses, passagem aérea de ida e volta à França, pagamento de seguro saúde, no valor máximo de 850 euros (R$ 2.150, cotação do dia 30 de outubro) e duas parcelas da bolsa de capacitação, pagas de uma só vez, destinadas à cobertura de taxas administrativas e instalação.

O Cesmat oferece aos bolsistas curso de pré-formação lingüística e científica, pagamento das despesas com deslocamentos, para fins pedagógicos, do bolsista na França, e acompanhamento pedagógico.

De acordo com o presidente da Fapeam, o programa tem pouca divulgação nas instituições que lidam com profissionais da área de mineração. O Cesmat está na terceira edição e, nas duas primeiras, não conseguiu preencher o número de vagas oferecidas. “Falta divulgação. Não estamos conseguindo divulgar o programa junto aos profissionais da área”, disse.

A engenheira florestal Lucinéia Sousa foi contemplada com bolsa do programa na primeira edição e realizou pesquisa sobre a recuperação de áreas degradas por atividade de mineração na região de Manaus. “O programa é muito bom. Acho que vale a pena”, disse. Lucinéia não falava francês, mas com dois meses no curso de pré-formação lingüística já conseguia se comunicar. “Na instituição em que eu estudei fazíamos um intensivão, de 8h às 18h, saíamos com atividades diariamente e, nos finais de semana, saíamos para praticar”.

O prazo limite para entrega de proposta é as 13h do dia 19 de janeiro de 2008. Os candidatos que atenderem aos requisitos exigidos pelo edital serão submetidos a entrevistas, no período de 4 a 8 de março. A publicação do resultado da seleção está prevista para o dia 1º de abril e os cursos terão início em maio do próximo ano. As propostas devem ser entregues na sede da Fapeam, na Rua Recife, 3280, Parque 10. Mais informações no site www.fapeam.am.gov.br.

Valmir Lima – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *