Fapeam discutirá programa de iniciação científica com lideranças indígenas


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizará um encontro com membros de organizações indígenas para debater o termo de referência com a proposta do Programa Amazonas de Ciência de Integração para os Povos Indígenas que pretende promover a iniciação científica de granduandos indígenas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (22), durante a segunda reunião da Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa da Fapeam, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

A iniciativa do programa é inédita no país no âmbito das Fundações de Amparo à Pesquisa. Cerca de 20 especialistas, de diferentes áreas do saber, participaram da reunião. Na ocasião foram debatidas propostas para a formatação do edital de seleção do programa, entre as quais as linhas de pesquisa a serem desenvolvidas, o público-alvo atingido e os critérios de seleção dos candidatos.

A diretora técnico-científica da Fapeam, Elisabete Brocki, avaliou positivamente a reunião. Segundo ela, o encontro serviu para captar as diferentes visões de pesquisadores, em sua maioria com estudos e ações desenvolvidas na área, sobre a proposta do programa, com previsão de lançamento para 2008. Ela explicou ainda que o programa se trata de um grande desafio porque parte de uma perspectiva inovadora.

Os pesquisadores que participaram da reunião ficaram entusiasmados com a proposta e parabenizaram a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas pela iniciativa inovadora. A antropóloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Ana Carla Bruno, destaca que o programa pode favorecer “O diálogo entre os saberes”, bem como permitir maior conhecimento sobre a cultura das comunidades indígenas.

 

A professora da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas, Rosa Helena Dias da Silva, ressaltou a importância da iniciativa para o êxito de pesquisas nesse âmbito “Não podemos apenas permitir o acesso à pesquisa, mas também dar condições para sua realização”, comenta.


Lisângela Costa – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *