Coletânea reúne resultados da pesquisa


Os resultados dos trabalhos de monitoramento ambiental, preservação dos recursos hídricos e educação rural obtidos por meio projeto “Água e Cidadania” estão reunidos em cinco livros, os quais serão lançados amanhã (8), às 9h30, no anfiteatro do Parque do Mindu, pela Associação dos Cientistas Socais do Amazonas (Acisam).

 

Os cinco livros: “Água e Cidadania”, “História e Memória”, “Nossa Gente”, “Nosso Ambiente” e “Histórias e Estórias do Rio Negro” são uma coletânea de dois anos de pesquisas realizadas nas comunidades Nossa Senhora do Livramento e de Fátima, localizadas à margem do igarapé do Tarumã-Mirim. As pesquisas envolveram a análise da qualidade da água, construção de hortas caseiras, círculo de leituras e debates.

 

Segundo o professor José Vicente de Souza Aguiar, do curso Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas (UEA),  é um marco e tanto ter conseguido reunir as informações sobre as pesquisas nas comunidades. Ele destaca, por exemplo, o livro “Histórias e Estórias do Rio Negro”, o qual foi feito pelos próprios moradores. “É um livro ímpar na literatura infantil. A obra conta a história de vida das pessoas do Tarumã-Mirim”, ressaltou.

 

Aguiar explicou que algumas atividades como monitoramento ambiental, realizadas ao longo do igarapé, envolveram mais quatro comunidades – Agrovila, São Sebastião, Ebenezer e Julião. Na ocasião, também houve recolhimento de lixo (sacos e garrafas plásticas), que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

 

Em relação à qualidade da água, Aguiar disse que foram feitas análises que demonstraram que o igarapé ainda conserva algumas características naturais, ou seja, o ambiente não está poluído. Ele explicou que o fato é justificado pela distância da comunidade em relação à cidade. Além disso, poucos moradores residem no local.

 

No âmbito do projeto “Água e Cidadania”, foram desenvolvidos mais dois projetos: “Círculo de Leituras e Debates” e o de “Construção de Hortas”. O primeiro foi realizado por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed – área rural).

 

Quinzenalmente, os alunos do curso Normal Superior, do 5º ao 8º período da UEA, reuniam-se com cerca de 70 crianças das comunidades para incentivar a leitura de livros infantis. “Durante os trabalhos, tivemos crianças que chegaram a ler mais de 20 livros no ano. A leitura contribuiu para a melhoria do rendimento das crianças na escola”, comemorou Aguiar. 

 

Já o trabalho com hortaliças caseiras contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Na oportunidade, os moradores receberam informações técnicas sobre plantio e uso de produtos orgânicos para a construção das hortas.

 

Luís Mansuêto – Agência Fapeam

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