FAPEAM promove oficinas de divulgação científica no Intercom Norte em Manaus


23/04/2013 – Para promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Comunicação Científica, vai promover três oficinas com foco na divulgação científica durante a programação do 12º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte), que será realizado de 1º a 3 de maio, na Faculdade Martha Falcão (FMF), em Manaus.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Com duração de quatro horas, as oficinas irão abordar a comunicação científica nos formatos rádio, TV e internet. No dia 1º de maio, as radialistas Edilene Mafra e Manoela Moura vão ministrar a oficina ‘Divulgação Científica no rádio’. Segundo Mafra, que  é coordenadora do Programa de Comunicação Científica, as oficinas funcionam como interlocução entre a academia e o mercado de trabalho. "Os estudantes podem interagir com profissionais da área e ter a noção do que se trata na prática. Além do mais, podem adquirir valores agregados, como pontos no currículo por estarem buscando qualificação, horas complementares para apresentar nas suas faculdades e ainda ampliar o seu networking", frisou.

A radialista destacou, ainda, que o encontro representa uma oportunidade para formar novos pesquisadores com visão interdisciplinar e experiência na área de atuação. "O intuito é dar continuidade ao que foi construído pelos sócios mais antigos do Intercom juntamente com o professor Marques de Melo. Não é possível formar novos pesquisadores sem que estes entendam a prática, afinal o conhecimento empírico enriquece o conhecimento científico e vice-versa", ressaltou Mafra.

Na quinta-feira, 02/05, as bolsistas do Programa de Comunicação Científica, jornalista Eliena Monteiro e a redatora e revisora Jesua Maia ministram a oficina ‘Divulgação Científica na internet’. De acordo com Monteiro, serão apresentadas as características do jornalismo científico disponível no formato online, com destaque para as pautas da região amazônica. "Vamos debater sobre como os autores definem jornalismo científico, fazendo um contraponto com o que é pautado no dia a dia pelos veículos de massa e pela FAPEAM. Além disso, pretendemos destacar a riqueza de pautas que Amazônia oferece aos jornalistas, com enfoque no conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa da região", disse a jornalista.

Ainda no dia 02/05, a bolsista do Programa de Comunicação Científica, jornalista Sigrid Avelino, vai abordar o tema ‘Videorreportagem como instrumento de divulgação científica’. Avelino explicou que vai destacar a produção de programas científicos na televisão. "A ideia é estreitar a relação entre os cientistas e a população. Vamos mostrar que a televisão, tanto aberta como a disponível na internet, pode ser um meio de divulgação científica, com programas e reportagens que desmistifiquem a ciência", afirmou.

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *