Governador dá posse ao Conselho Superior da Fapeam
O governador Eduardo Braga deu posse, na manhã desta segunda-feira, aos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para o biênio 2008/2009. Braga destacou a importância dos investimentos em ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Estado. “Não existe nação desenvolvida sem investimentos em C&T”, disse o governador.
Referindo-se aos céticos que não acreditam na importância de se investir em pesquisa, Braga afirmou que esse é o caminho para diminuir as desigualdades. "Precisamos investir na inteligência do nosso povo e isso se dá por onde? – por meio do investimento em C&T", afirmou. O governador lembrou que nos últimos quatro anos já foram investidos R$ 110 milhões na área, através da Fapeam. "Já pensou se tivéssemos começado há mais tempo a investir em pequisa? O Amazonas estaria muito mais desenvolvido", acrescentou.
Eduardo Braga também disse que não adianta o Brasil crescer 5% se não tiver essa percepção. "O nosso desenvolvimento tem que estar sustentado na inteligência e na ciência do povo brasileiro para garantir a sustentabilidade da economia brasileira".
Após empossar os conselheiros, o governador destacou a atuação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sect), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fapeam e do Sistema Estadual de C&T no sentido de promover ações pioneiras nessa área, "tão importantes para o Amazonas, para a Amazônia e para o Brasil".
O Conselho Superior é a instância deliberativa que aprova os programas e a formulação das políticas públicas para a área de C & T no Estado. É presidido pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e sua composição reúne membros da comunidade acadêmica e científica de instituições estaduais e federais de ensino e pesquisa, escolhido por seus pares; e representantes do governo e da sociedade civil organizada, escolhidos pelo Governador do Estado (ver lista abaixo).
Composição do Conselho Superior da Fapeam
Presidente
José Aldemir de Oliveira, atual Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).
Membros indicados pelo governador Eduardo Braga:
Isper Abrahim Lima, atual Secretário de Estado da Fazenda;
Denis Benchimol Minev, atual Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico;
José Rincon Ferreira, Diretor de Articulação Tecnológica da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e
Philippe Daou, diretor Executivo da Fundação Rede Amazônica.
Membros indicados por representarem entidades de pesquisa do Estado do Amazonas:
Luiz Carlos de Lima Ferreira, patologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM); e
Ademir Castro e Silva, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Membros indicados por representarem institutos de pesquisa ou instituições de ensino superior mantidos pelo Governo Federal no Amazonas:
Edleno Silva de Moura, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
Maria Tereza Fernandez Piedade, professora do Instituto de Pesquisas na Amazônia (Inpa);
Maria do Rosário Lobato Rodrigues, chefe-geral da Embrapa; e
Maria Luiza Garnelo Pereira, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).