Fapemig divulga resultado do edital de minerais


Cerca de R$ 1,8 milhão em recursos serão destinados a projetos de pesquisa e de extensão tecnológica com atuação em regiões mineradoras de Minas Gerais. O valor será repassado ao conjunto de propostas aprovadas no Edital 14/07, "Pólo de Excelência Minero-Metalúrgico", que acaba de ter o resultado divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital faz parte do programa Rede Estadual das Tecnologias dos Minerais, que tem como objetivo consolidar e ampliar a atuação de grupos de excelência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no setor.

Foram 12 propostas aprovadas, cinco delas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que receberá o maior volume em recursos, aproximadamente R$ 700 mil ao todo. O edital se divide em cinco linhas temáticas que se enquadram na proposta de atuação em regiões onde operam grandes minerações ou aglomerados de pequenos e médios empreendimentos de base mineral, e que consolidem e ampliem a atuação de Grupos de Excelência, de Pesquisa e Desenvolvimento.

A primeira linha temática está relacionada a laboratórios-escola de cerâmica e artesanato em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH); a segunda, a projetos de recuperação ambiental de regiões mineradoras; a linha temática três irá contemplar projetos que estudem o impacto das atividades minero-metalúrgicas sobre os recursos hídricos de Minas Gerais; a quarta linha tem como foco a implantação de sítios pilotos do geoparque do quadrilátero ferrífero; por fim, a quinta linha temática diz respeito à revitalização de áreas urbanas degradadas pela mineração. Outras informações pelo e-mail ci@fapemig.br Assessoria de Comunicação Social / FAPEMIG.

Site da Fapemig

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *