Protocolo de colaboração prevê parceria científica, técnica e acadêmica


Como parte do protocolo geral de colaboração, uma das primeiras parcerias a serem desenvolvidas entre o Governo do Estado, por meio da UEA, e a Fundação Sevilla Nodo Entre Oriente y Occidente, será no Programa de Formação Científico-Tecnológica das Populações dos Municípios das Áreas Protegidas do Estado do Amazonas, desenvolvido pela UEA. Serão seis cursos superiores de Tecnologia em 21 municípios localizados em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Segundo a reitora Marilene Corrêa, a UEA, “presente em todos os municípios do Amazonas, foca a territorialidade no desenvolvimento regional, na preocupação com o futuro”. Com previsão para implantação em 2008, já foram desenhados seis cursos superiores de Tecnologia, todos ligados às cadeias produtivas das Unidades de Proteção Ambiental, num total de 1.050 vagas: Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo Ecológico, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Produção Pesqueira.

“O Estado já coopera com a formação da política ambiental, já coopera com a Universidade, presente em 12 Unidades de Conservação, já coopera com oito cursos novos e com abordagens especiais que ligam as cadeias produtivas, as cadeias de conhecimentos especiais, que vão, de certa forma, constituir a variável ambiental presente em todos os programas, junto com as abordagens tecnológicas. Essa é a engenharia educacional que nós podemos colaborar e que é inovadora e é única”, explicou a reitora.

Também esteve presente à cerimônia de assinatura do protocolo de intenções o presidente da Fundação por el Progresso de Andalucía, D. Hermínio Trigo Aguilar, que já mantém convênio de cooperação técnica e científica com a UEA. Os acordos estão sendo articulados pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA, Fernando Antônio de Carvalho Dantas.

Site da UEA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *