Protocolo de colaboração prevê parceria científica, técnica e acadêmica
Segundo a reitora Marilene Corrêa, a UEA, “presente em todos os municípios do Amazonas, foca a territorialidade no desenvolvimento regional, na preocupação com o futuro”. Com previsão para implantação em 2008, já foram desenhados seis cursos superiores de Tecnologia, todos ligados às cadeias produtivas das Unidades de Proteção Ambiental, num total de 1.050 vagas: Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo Ecológico, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Produção Pesqueira.
“O Estado já coopera com a formação da política ambiental, já coopera com a Universidade, presente em 12 Unidades de Conservação, já coopera com oito cursos novos e com abordagens especiais que ligam as cadeias produtivas, as cadeias de conhecimentos especiais, que vão, de certa forma, constituir a variável ambiental presente em todos os programas, junto com as abordagens tecnológicas. Essa é a engenharia educacional que nós podemos colaborar e que é inovadora e é única”, explicou a reitora.
Também esteve presente à cerimônia de assinatura do protocolo de intenções o presidente da Fundação por el Progresso de Andalucía, D. Hermínio Trigo Aguilar, que já mantém convênio de cooperação técnica e científica com a UEA. Os acordos estão sendo articulados pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da UEA, Fernando Antônio de Carvalho Dantas.