Cartilha reúne informações para controle de praga do cupuaçuzeiro
Os resultados de quatro anos de pesquisas sobre o controle da principal praga do fruto do cupuaçu foram reunidos na cartilha "Manejo integrado da broca-do-fruto do cupuaçuzeiro (Coleoptera: Curculionidae) em sistemas agroflorestais", de autoria dos pesquisadores Neliton Marques da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Sônia Sena Alfaia da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
A cartilha disponibiliza informações sobre os aspectos gerais da biologia, comportamento e controle da broca do fruto do cupuaçu (Conotrachelus humeropictus Fiedler, 1940), considerada a principal praga desta
importante frutífera na Amazônia brasileira. "Embora de consulta geral, essa cartilha é destinada aos participantes do projeto Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (RECA), que cultivam o cupuaçu em Sistemas Agroflorestais – SAF" explicou a pesquisadora.
"A broca não ocorre de forma generalizada em todos os plantios, no entanto, pode ser responsável por perda total da produção de frutos de cupuaçu, causando grandes prejuízos aos agrosilvicultores. As medidas recomendadas na cartilha, quando aplicadas de forma integrada e sistemática, poderão reduzir a população dessa praga até um nível tolerável" acrescentou.
Para a apresentação da cartilha houve um pré-lançamento no município de Nova Califórnia, em Rondônia, local onde as pesquisas foram conduzidas, junto à comunidade de agricultores do projeto RECA. Os estudos foram realizados em parceria com o INPA e o RECA, por meio do projeto de pesquisa "Avaliação do Potencial de Sustentabilidade de Sistemas Agroflorestais em Pequenas Propriedades
Agrícolas na Amazônia", sob coordenação da pesquisadora do INPA/CPCA, Sônia Alfaia, que visava melhorar o potencial de produção dos SAFs, utilizando práticas de manejo da fertilidade do solo e do controle de pragas e doenças adaptáveis às condições locais. Iniciado em março de 2000, contou com o apoio financeiro do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais, (PPD/PPG-7/2º Edital), do Fundo de Investimento da Amazônia (BASA/SA) e do Programa Norte de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PNOPG/CNPq).
Essa é a primeira cartilha gerada a partir desse trabalho de inclusão social. A intenção, segundo Alfaia, é retornar para a comunidade os resultados dos trabalhos realizados com a ajuda dos agricultores. Ela informou que a cartilha faz parte da Coleção de Cartilhas Técnicas do INPA e que em breve será lançada oficialmente no Instituto. Os recursos para a publicação da cartilha vieram da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Outras três cartilhas abordando temas como manejo, fertilização e adubação do solo serão elaboradas para auxiliar na prática agrícola. A produção do material será feita, por meio do projeto "Práticas agroflorestais para a sustentabilidade de sistemas de produção familiar na Amazônia", coordenado pela jornalista Ana Paula Freire, aprovado no Edital nº 03/2007, Divulgação Científica, Tecnológica e de Inovação do CNPq.
Projeto RECA – É uma associação de pequenos agrossilvicultores que adota o sistema agroflorestal (SAFs) como principal modelo de uso e manejo do solo, tendo como culturas bases o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) a pupunheira (Bactris gasipaes) e a castanheira (Bertholletia excelsa). Aproximadamente 300 famílias participam do projeto, sendo que as áreas de exploração agroflorestal variam de 1 a 2 ha por família. Trata-se de uma das experiências de SAFs com produção consorciada de espécies regionais de valor econômico mais bem sucedidas que se conhece na Amazônia, embora ainda pouco divulgada e estudada no âmbito acadêmico.
Ascom do Inpa