Parceria entre INPA e escolas ajuda no aprendizado de alunos
“A parceria entre a Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFM) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) é fundamental no aprendizado dos estudantes, pois estimula uma visão mais crítica”. A citação do aluno do curso pós-médio de “Técnico de Produção Agrícola e Pesqueira” da EAFM, Adry Thiago de Lima Trindade, 19 anos, destaca bem a importância do trabalho do INPA junto aos estudantes da capital e do interior.
Trindade participou, juntamente com sua turma, do curso de “Aproveitamento Integral do Pescado”, que começou na terça-feira (02/10) e terminou hoje (05/10). O curso faz parte da programação da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) e foi realizada pela Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos (CPTA).
Durante o curso, os pesquisadores da CPTA: Rogério de Jesus; Edson Lessi; José Ribamar Benício de Castro; Denise Cerávolo Verreschi; Nilson de Luiz de Aguiar Carvalho abordaram cinco temas: qualidade do pescado; salga e secagem; defumação; subprodutos de peixe; produtos à base de peixes triturados. “Normalmente, ele tem a duração de quatro semanas. Eles tiveram acesso ao básico da tecnologia do pescado e um pouco do conhecimento da CPTA”, explicou Nilson Aguiar.
Segundo Trindade, a maioria dos colegas de sala é de municípios próximos de Manaus. Ele disse que os estudantes chegam à cidade em busca de conhecimentos que podem ser aplicados nas comunidades de origem. “Nossa turma é formada por 15 alunos do interior e apenas três da capital”, afirmou. Segundo ele, as informações repassadas pelos pesquisadores do INPA, por exemplo, os cuidados que devem ser tomados antes da compra do pescado (de onde vem o produto, manuseio), visam reduzir ao máximo a contaminação do peixe. “Esse conhecimento fica com o aluno e ele repassa para outras pessoas”, ressaltou.
É o caso da estudante vinda do município de Manaquiri (AM), Regiane da Silva Melo, 20 anos, que está em Manaus desde fevereiro. Ela explicou que na EAFM nem sempre é possível acompanhar toda a parte prática das aulas, devido à turma ser divida em grupos na realização das tarefas. Contudo, o que ela não pôde vê na escola viu nos laboratórios do INPA. “Acompanhei o processo de produção de farinha de peixe e de picles, a secagem e salga do peixe, que utilizarei em casa. É muito bom conhecer o trabalho desenvolvido no INPA, bem como a estrutura e o conhecimento de seus pesquisadores. Agora poderei levar para Manaquiri o que aprendi aqui”, informou.
Ascom do Inpa