Conic consolida bases para a pesquisa na Ufam
Criado inicialmente para consolidar um ensino que preparasse para a pós-graduação, o Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) completa 20 anos ao mesmo tempo em que realiza a décima sexta edição do seu Congresso de Iniciação Científica (Conic).
O Conic teve início nesta segunda-feia, 30, em uma solenidade realizada no Auditório Eulálio Chaves, no setor sul do Campus, e deve prosseguir até sexta-feira, 3 de agosto. O evento está sendo realizado em várias localidades do campus universitário e conta com apresentações de resultados finais das pesquisas realizadas pelo programa no período 2006-2007, mini-cursos e sessões de painéis.
“O Pibic foi um programa criado com intuito de mudar o perfil da universidade, que antes dele tinha uma carência de pesquisa e extensão” afirma o reitor da Ufam, Hidembergue Frota. Para ele, o impacto do programa pode ser medido hoje pelo número de cursos de pós-graduação que surgiram em grande parte pelo conhecimento adquirido por alunos e professores no Pibic.
“São 27 cursos de mestrado e oito de doutorado, todos que, de alguma forma, surgiram após o Pibic, promovido pela Ufam juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, mais recentemente, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)”, destaca o reitor, referindo-se ao Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), por meio do qual a Fapeam concede bolsas aos programas institucionais, os Pibic.
“A iniciação científica proporciona uma formação diferenciada aos estudantes”, apontou a vice-presidente do CNPq, Wrana Maria Panizzi do CNPq. Panizzi também destacou a importância de manter uma iniciação científica de qualidade na Ufam, uma vez que ela está localizada numa região tão estratégica para o conhecimento científico como a Amazônia.
Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena, a iniciação científica é um assunto muito sério e um evento como o Conic é de suma importância para dar mais destaque à pesquisa na graduação. “Atualmente, a Fapeam disponibiliza, pelo Paic, 481 bolsas para estudantes do Amazonas, com um recente acréscimo de 30 bolsas de iniciação científica para o interior do Estado, além de outros programas de iniciação científica, como o Pibic Júnior e o Jovem Cientista Amazônida (JCA)”, destacou o diretor.
A diretora do departamento de apoio à pesquisa da Ufam, Ana Cyra dos Santos Lucas, coordenadora do Pibic, comunicou que ao todo serão apresentados, durante o Conic, 287 trabalhos realizados no último ano pelo programa e mais 70 trabalhos que não fazem parte do programa ou que foram realizados em outras instituições de ensino superior, mas contam como trabalhos de iniciação científica.
Para Ana Cyra, as perspectivas para iniciação científica na universidade não poderiam ser melhores. “Hoje fazemos a abertura do Pibic 2007-2008, fechando o programa 2006-2007. Estamos iniciando 348 projetos, dos quais 77 são do interior, dos municípios de Coari, Benjamim Constant e Humaitá. Para o ano que vem, pretendemos ampliar a oferta de bolsas para os campi novos de Itacoatiara e Parintins”, finalizou.
Hemanuel Jhosé – Decon/Fapeam