Fapeam lança edital para a formação de profissionais do interior do Estado


Professores e demais profissionais graduados residentes no interior do Estado do Amazonas interessados em realizar cursos de pós-graduação em Manaus ou em outra localidade do país terão a oportunidade de receber bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o interior do Amazonas – RH Interiorização. O edital lançado nesta terça-feira, 17, no município de São Gabriel da Cachoeira, durante a 3ª Semana de Ciência & Tecnologia da Escola Agrotécnica Federal do município.

O RH Interiorização se diferencia dos demais programas de apoio à formação de recursos humanos da Fapeam porque é um edital voltado exclusivamente para a formação de mestres e doutores do interior, atendendo a uma demanda específica. “É um programa inédito no Amazonas. Os interessados em cursar pós-graduação, quer seja em Manaus quer seja em outros estados, vão concorrer entre si, não havendo a concorrência dos candidatos da capital, cuja demanda é enorme”, afirmou Odenildo Teixeira Sena, diretor-presidente da Fapeam.

Serão 20 bolsas de doutorado e dez de mestrado, com um total de recursos financeiros estimado em R$ 1.905.330,00. Os contemplados receberão ainda duas mensalidades adicionais de bolsa destinadas ao auxílio com despesas de deslocamento e instalação e mais uma mensalidade destinada a auxiliar as despesas com a confecção da dissertação ou tese, dentro de critérios estabelecidos no edital. O programa de pós-graduação escolhido deve ser credenciado pela Capes e o proponente deve residir há mais de cinco anos no interior e ter vínculo empregatício com alguma instituição do Estado.

Para estar apto a concorrer, o proponente deve apresentar a liberação formal de sua instituição, deve estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq e no Cadastro de Pesquisadores da Fapeam e não pode ter recebido bolsa da Fapeam ou de outra agência de fomento para estudos no mesmo nível. As bolsas terão validade de 12 meses, com renovação anual, até o máximo de 24 meses, no caso de mestrado, e até o máximo de 48 meses, no caso de doutorado. O prazo limite para entrega da documentação é 9 de novembro de 2007, até às 13h. Mais informações no site da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br), a partir desta terça-feira .

 

Caio Mota – Decon/Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *