Aberto edital de apoio a eventos realizados no Estado do Amazonas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) convoca os interessados em pleitear apoio na realização de eventos científicos e tecnológicos (C&T) para apresentar propostas até o dia 27 de julho de 2007. O incentivo faz parte do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) por meio da concessão de passagens aéreas em território nacional e internacional para palestrantes e conferencistas de eventos sediados no Estado do Amazonas.
O valor destinado pela Fapeam para o cumprimento deste edital é de R$ 200 mil, mas poderão ser incorporados mais recursos, de acordo com as possibilidades orçamentárias. Segundo Nelise Galvão, assessora do Departamento de Análise de Projetos (Deap), o Parev, lançado desde 2003, tem a intenção de contribuir para a promoção do intercâmbio entre os profissionais de C&T.
“Por esta razão solicita-se que as propostas apresentadas visem a divulgação de pesquisas científicas”, diz, acrescentando que os eventos devem ser realizados entre outubro de 2007 à maio de 2008 e a divulgação dos resultados está prevista para o final de agosto, a partir do dia 24.
“É de competência da equipe técnica da Fapeam a verificação do cumprimento dos requisitos descritos no edital e o julgamento quanto ao mérito científico fica a cargo da Câmara de Assessoramento Científico”, explica Nelise Galvão, ao comentar sobre os critérios de análise e julgamentos.
São levados em consideração o histórico e a periodicidade do evento, o impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico, o retorno pra a Fapeam, a adequação ao plano estadual de C&T e a relevância do tema.
A Câmara de Assessoramento Científico é composta de 35 membros, distribuídos em sete sub-câmaras definidas por área do conhecimento: ciências da saúde, biológicas, humanas, exatas e da terra, agrárias, engenharia, linguística e artes. Estes profissionais – mestres ou doutores – são professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Amazonas, que possuam curso de pós-graduação stricto sensu.
Mais informações acesse: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital_1684.html
Cleidimar Pedroso – Decon/Fapeam