Professor da Ufam tem filme selecionado para o Festival Anima Mundi
foto_fapeam_202
O filme em animação gráfica “Esse ano eu vou!”, dirigido pelo professor Francisco Carneiro Filho, foi selecionado para participar do concurso especial em comemoração dos 15 anos de Festival Anima Mundi – o Anima15, que se realizará na cidade do Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira, 29, até 8 de julho, e na cidade de São Paulo, de 11 a 15 de julho.
O roteiro do filme “Esse ano eu vou!” mostra, em 45 segundos, a obstinação de um garoto amazonense e seu cachorro, ambos sempre muito envolvidos com cinema de animação que, ao saberem do aniversário de 15 anos do Anima Mundi, resolvem “voar alto” e decidem conhecer de perto o festival a qualquer custo. Para isso, aprontam uma boa travessura, driblam a segurança do aeroporto de Manaus e viajam clandestinamente em um boing que desembarca no memorial da América Latina, em São Paulo, onde os filmes serão exibidos.
O Festival Anima Mundi, que neste ano de 2007 completa sua 15º edição, é o principal festival de animação da América Latina. Desde 1993, é realizado anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Durante as duas etapas, filmes de animação de mais de 40 países são apresentados para que os interessados possam assistir e votar, indicando os finalistas do concurso.
“Ao receber o convite do próprio Festival para desenvolver uma animação a ser enviada para o Anima15, reunimos todas as possibilidades técnicas e humanas e colocamos a mão na massa”, conta Carneiro.
Professor de animação gráfica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carneiro dirigiu o filme de animação “Urdidura, a trama do tempo”, primeiro filme em animação produzido no Amazonas, contemplado com o prêmio Governo do Estado do Amazonas, em 2003. Também dirigiu o filme "O Jacaré Cantor", um dos classificados para a fase final do Festival Curta4-2006, em Manaus.
Atualmente, Carneiro está cursando doutorado em Cinema de Animação/Projeto e Linguagem, como bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp), em Campinas, de São Paulo.
“É importante o apoio da Fapeam a essa outra vertente de divulgação de pesquisas, que com linguagem diferenciada, atinge segmentos diversos da população”, afirma Elisabete Brocki, diretora técnico-científica da Fapeam.
A produção do filme teve a colaboração e co-autoria de Hermes Renato Hildebrand, professor da área de Multimídia e Semiótica, e de Paula Gonzalez, mestranda de Artes, ambos da Unicamp, os quais, respectivamente, participaram também da produção dos desenhos de personagens-cenários e edição. Também fizeram parte da produção Maykeon Salvatierra e Ely Jean, com desenhos de personagens, além de Marcos Chaves responsável pela trilha sonora.
A exibição do filme Rio de Janeiro será feita na Sala de Cinema dos Correios, na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, todos os dias, às 12h30, 14h, 15h30, 17h e 18h30. Além das sessões acima, o filme também será exibido junto aos filmes da sessão Panorama 7, no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar – sala 34 – Centro – Rio de Janeiro.
Em São Paulo o filme será exibido diariamente durante o festival a ser realizado no Memorial da América Latina, situado a Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Para mais informações sobre o Festival Anima Mundi, acesse o site: http://www.animamundi.com.br.