Jovens participam de projeto de socialização do saber


O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA) deu início, na última quarta-feira, as atividades do programa de Educação para a Ciência: projeto Jovem Pesquisador, o qual é financiado pela Moto Honda da Amazônia, conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e parceria da Associação dos Amigos do Peixe-boi (AMPA). Nessa fase, serão atendidos 35 estudantes de sete escolas estaduais: Dom Jackson Damasceno; Josué Cláudio de Souza; Ernesto Penafort; Major Silva Coutinho; Luís Vaz de Camões; Tiradentes e Jacimar Carneiro, que pertencem aos distritos escolares próximos ao INPA. 

Com o tema: “Mamíferos Aquáticos”, o projeto propiciará aos alunos, durante seis meses, o acesso aos laboratórios do INPA e serão inseridos no mundo da pesquisa científica por meio de uma linguagem simples. Semanalmente, as atividades serão desenvolvidas em conjunto com os pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/INPA) e da AMPA.

Durante as aulas, pesquisadores, técnicos, bolsistas e educadores discutirão com os jovens sobre a importância, reprodução, habitat, alimentação dos animais aquáticos, além dos impactos da ação humana sobre os mesmos. O trabalho é realizado por meio de palestras, visitas, excursões, exposições e investigações científicas.

Segundo a responsável pelo projeto e educadora do Lapsea, Fernanda Bandeira, o objetivo da ação é socializar o conhecimento científico gerado no âmbito do Instituto. Ela disse que o sucesso do projeto é tanto que há escolas, por exemplo, a Josué Cláudio de Souza e Dom Jackson, que participam do projeto há nove e três anos, respectivamente.

Bandeira explicou que a seleção das escolas acontece em parceria com a Gerência de Projetos Complementares da SEDUC/AM. Um dos critérios adotados é a proximidade com o Instituto e que não tenham participado antes do projeto, por isso, esse ano há quatro novas escolas. Além disso, também é fundamental o aceite por parte da direção. Ela disse que a intenção é ampliar o número de escolas que participam dos trabalhos e, conseqüentemente, oportunizar o acesso de novos estudantes.

Ao longo dos nove anos de projeto já foram atendidos mais de 400 alunos. Para isso, os trabalhos acontecem no Bosque da Ciência e no pavilhão de atividades do Lapsea.

Ascom – INPA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *