Pesquisa alerta sobre a má qualidade do mel comercializado nas feiras de Manaus
Os apreciadores de mel de abelha comercializado nas feiras de Manaus correm risco de estar consumindo um produto que foge de padrões mínimos de qualidade. A pureza do produto foi colocada em xeque por uma pesquisa realizada por Euller Melo, estudante do curso de ciências biológicas da Uninorte. Segundo ele, em algumas amostras testadas em laboratório a adulteração chegou 100% do volume de mel. Para diminuir a incidência do problema, o pesquisador sugere a padronização das embalagens utilizadas pelos feirantes para conservação e aferição do mel.
A pesquisa aponta que a adulteração do mel é constante nas feiras livres de Manaus. Segundo o pesquisador, é comum que um litro de mel puro, comprado dos apicultores da região, seja transformado em 10 litros de mel adulterado nas mãos dos comerciantes. Açúcar e água são as substâncias mais usadas para a adulteração, segundo a pesquisa. Porém, outros elementos estranhos foram identificados no produto, como banha de galinha, por exemplo.
A falta de higiene no manuseio é outro problema identificado. O exame das amostras comprovou a presença de diversas bactérias.