Programa Ciência sem Fronteiras lança Portal Estágios & Empregos


17/04/2013 – Nesta quarta-feira (17/04), a partir das 14h30, o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) lançará o Portal de Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O evento será realizado no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Participam do evento, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, além do Embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O Portal Estágios & Empregos é fruto de uma iniciativa do governo federal voltada à promoção da integração dos bolsistas e ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras e o setor privado, que será consolidada com empresas parceiras. Na página estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos perfis de mão de obra altamente qualificada, já selecionados pelo programa.

A página pretende, ainda, auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica, visando otimizar o ambiente de inovação no País e disponibilizar um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros.

Portal de Acompanhamento

Durante o evento, será lançado, ainda, o Portal de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras, que proporcionará maior transparência na divulgação dos dados de execução do programa e será de acesso público. A ferramenta consolida as principais informações sobre as bolsas já implementadas pelo CNPq e pela Capes e uma grande e variada quantidade de dados complementares sobre o programa como quantitativos das modalidades de bolsas, países de destino dos bolsistas, instituição de origem, distribuição das bolsas por gênero, entre outros.

Também será apresentada a nova modalidade de graduação denominada Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, que terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES). Esta bolsa será destinada ao apoio à participação de especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico, no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, através de estágios e cursos.

Parceria

O anúncio de uma nova parceria entre Brasil e França também integra a programação do evento. A iniciativa tem como objetivo permitir a participação de estudantes brasileiros em cursos de doutorado pleno na França, pelo período de até 36 meses, em laboratórios e empresas, segundo a regulamentação francesa.

As bolsas serão destinadas a candidatos de nacionalidade brasileira, com desempenho e potencial acadêmicos comprovados. Os candidatos devem ter diploma de mestrado adquirido há menos de três anos da data de submissão da proposta, nas áreas de pesquisas definidas pelo programa.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *