Pará e Amazonas terão Centro Tecnológico para setor moveleiro


O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, anunciou que, até o próximo mês de julho, os Estados do Pará e do Amazonas contarão com um Centro Tecnológico de Serviços voltado ao setor moveleiro. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (9), quando Okamotto se reuniu, em Belém, com o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, Maurílio Monteiro. 
Segundo a Agência Sebrae de Notícias, o convênio que prevê a criação do centro contará com a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Conselho Moveleiro das Indústrias de Móveis da região de Marche, na Itália, além dos governos paraense, amazonense e do Sebrae. 
Okamotto disse ainda que os recursos, estimados em US$ 5 milhões, já foram repassados e constam no orçamento do Sebrae Nacional e dos dois Estados mencionados. A expectativa é de que o empreendimento beneficie também o Amapá.  
O Centro Tecnológico de Serviços na Amazônia será um projeto-piloto, com o objetivo de facilitar o acesso das micro e pequenas movelarias ao mercado e a programas de crédito, além de oferecer orientação tecnológica e de design. 
Ainda de acordo com a Agência Sebrae, a produção de móveis na região amazônica gera 400 mil empregos diretos e indiretos. Só na região metropolitana de Belém (PA), existem cerca de 1,3 mil movelarias, que respondem por mais de 10 mil empregos. 
O presidente do Sebrae afirmou ainda, durante o encontro, que a instituição oferecerá apoio à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, no projeto de um parque de ciência e tecnologia. O parque já conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o funcionamento de dois laboratórios de energia elétrica.
Para obter mais informações, acesse www.sebrae.com.br.

Gestão CT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *