Senado apóia pesquisa científica brasileira na Antártica


O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) recebeu nesta quarta-feira total apoio do Senado Federal na sessão solene de comemoração dos 25 anos do Programa. "O Proantar é a resposta cabal e definitiva na afirmação de nossa capacidade científica. O Legislativo não pode se omitir desse processo, e se coloca à disposição, dentro de suas atribuições, a colaborar com um programa estratégico para o País", afirmou o presidente da Mesa, senador Renan Calheiros.

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Neuza Paes Leme, credita a homenagem ao reconhecimento público do trabalho que vem sendo realizado. "Esses 25 anos marcam a maturidade do Proantar. Queremos, sim, reconhecimento do nosso trabalho. Os cientistas são muito tímidos, ficam "escondidos" em seus laboratórios, e está mais do que na hora de mostrar a produção científica brasileira. Temos muitas coisas boas para mostrar".

A homenagem foi uma iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a um programa brasileiro que funciona ininterruptamente há 25 anos. A sessão contou com discursos de sete senadores, inclusive, alguns que já visitaram a base de pesquisa brasileira na Antártica, a Estação Comandante Ferraz.

O diretor de assuntos temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Isaac Roitman vê essa parceria de forma positiva. "É um relacionamento que pode trazer benefícios não só para o Proantar como também para a ciência de forma geral. É bom que os senadores conheçam a realidade da produção científica brasileira, isso pode até contribuir para o aumento dos recursos na área".

Além da homenagem, o presidente do Senado Federal lançou o selo comemorativo do 4º Ano Polar Internacional, com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

A professora Neuza representou a comunidade científica na obliteração do selo. Além dela os pesquisadores Jefferson Cardia Simões e Lúcia Siqueira Campos estavam presentes à comemoração representando a comunidade científica antártica.

Na ocasião também foi aberta a exposição organizada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com uma mostra do trabalho desenvolvido pelo Programa. Senadores, embaixadores e alunos das escolas Centro de Ensino nº 8 do Guará, e do Instituto Educacional Fenix, da Ceilândia, participaram do lançamento.

 

Assessoria de Imprensa do MCT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • Especial Cop 30

    LATERAL DE SITE (1)

  • agenda_fapeam_2025_pop-up-1024x1024

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New