Vinte e nove pesquisadores são contemplados no edital do Pape
Vinte e nove pesquisadores do Amazonas vão receber auxílio para apresentar pesquisas em eventos científicos fora do Estado e até no exterior, entre abril e junho deste ano. Eles foram contemplados no edital do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que concede passagens aéreas para apresentação de trabalhos desenvolvidos no Amazonas em todo o mundo.
Entres as 20 propostas aprovadas para o território nacional, há trabalhos de diversas áreas, como química, história e engenharia florestal, que serão apresentados em eventos a serem realizados, por exemplo, em São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul. Para o exterior, foram aprovadas nove viagens, para Austrália, Espanha e Bélgica, entre outros países. Destaque para o pesquisador Murilo Rodrigues de Arruda, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), que vai apresentar uma pesquisa sobre a cultura do guaraná na terra preta amazônica.
Foram apresentadas 54 propostas dentro do edital que ficou vigente entre dezembro de 2006, janeiro e fevereiro de 2007. Estão sendo investidos R$ 100 mil nas passagens aéreas. O edital do Pape ainda está aberto para quem deseja apresentar trabalhos ou participar de eventos científicos entre julho de 2007 e março de 2008.
O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos tem como finalidade Apoiar a participação de pesquisador, professores ou estudantes em eventos científicos e tecnológicos relevantes, realizados no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico ou tecnológico resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas. Entre seus objetivos do programa estão o incentivo à participação de pesquisadores e estudantes do Amazonas em congressos, simpósios, workshops e seminários de ciência e tecnologia. O Pape também promove o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas de pesquisadores e alunos amazonenses com os de outras regiões, além da divulgação nacional e internacional do saber produzido no estado. Outro objetivo do programa é estimular a produção científica e tecnológica de qualidade e a exposição, à sociedade, dos resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento.
Para ver a lista dos pesquisadores contemplados clique aqui.


























