Governo do Estado investe mais de R$ 1 milhão em novos doutores para o Amazonas
16/04/2013 – Da biodiversidade utilizada no Polo Industrial de Manaus a estudos sobre formas farmacêuticas, o Edital 004/2013 do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado) vai investir R$ 1,4 milhão em pesquisas do Amazonas. A lista com os 12 projetos contemplados pelo edital está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Os recursos financeiros envolvem custos com bolsas, auxílio despesa com a tese e retorno dos bolsistas das instituições em outros Estados.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Uma das propostas aprovadas é o projeto ‘Desenvolvimento de mobiliário feito com painel de fibra de açaí (Euterpe precatória) e Resina Natural, da professora do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Magnólia Grangeiro Quirino.
A pesquisa vai estudar a viabilidade da fibra da semente do açaí na produção de painel com resina, fundamentando-se em estudos a respeito do comportamento térmico e a caracterização morfológica das fibras.
Segundo Quirino, a fibra da semente do açaí pode se tornar um material alternativo e de viabilidade para o setor moveleiro, pois a fibra possui uma caracterização térmica semelhante à da fibra de sisal, que já é industrializada.
“Por possuir uma fibra resistente, o açaí serve para fins comerciais, como o artesanato e para a construção civil e de móveis. Vamos submeter a testes um painel com fibras e resina do fruto para construção de móveis", afirmou.
Sobre o RH – Doutorado – Fluxo Contínuo
O programa concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós–graduação stricto sensu, em Programa de Pós–Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em outros Estados da Federação.
Redação: Jéssica Fernandes
Edição: Eliena Monteiro e Jesua Maia
Agência FAPEAM